segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Uma mulher no automobilismo: Samin Gomez Briceño

Se no ano passado, a GP3 acolheu três mulheres piloto na sua categoria - a italiana Vicky Piria, a espanhola Carmen Jordá e a britânica Alice Powell - em 2013 as mulheres continuarão a andar por ali. Ainda não se sabe se alguma das três mulheres de 2012 voltará - Piria participou nos testes da semana passada no Autódromo do Estoril - mas se alguma delas voltar, terá a companhia de outra mulher: a venezuelana Samin Gomez Briceño.

Nascida a 4 de fevereiro de 1992, começou a correr aos 15 anos no karting, competindo no campeonato Panamericano. Em 2007 decide ir para França, onde compete no campeonato local antes de dar o salto para os monolugares, em 2008. Começa a correr na China, na Asian Formula Renault Challenge, onde aprende aos poucos a ser competitiva, terminando em 2010 no terceiro lugar do campeonato com três pódios e duas "pole-positions", mas sem vencer corridas.

Em 2011 vai para Itália, onde ao serviço da EuroInternational, e depois da Jenzer Motorsport, tenta adaptar-se ao campeonato, com resultados modestos. Em 2012, as coisas melhoram um pouco, sendo mais regular e conseguindo dois pódios e uma volta mais rápida, terminando o campeonato na sétima posição.

Em 2013 sobre para a GP3, sempre pela Jenzer, onde terá como companheiros de equipa os suiços Patrik Niederhauser e Alex Fontana, mais velozes e experientes. Mas pelo que se viu nos testes da semana passada no Estoril, Samin Gomez - uma das pilotos patrocinada pela petrolifera venezuelana PDVSA - não esteve mau, conseguindo tempos entre o 13º (o melhor) e o 24º posto (o pior), numa grelha de 27 carros. Muito melhor do que Piria na maior parte das vezes, a italiana que já tem um ano de GP3 em cima...

3 comentários:

Ron Groo disse...

Suzie Wolf disse que Bernie está louco para ter uma mulher pilotando na F1 quem sabe...

Mas esta é feinha.

Voaridase disse...

Paulo, já que andas numa de publicitar um pouco as mulheres do automobilismo, recomendo-te também que dês uma vista de olhos a Beitske Visser.

Ainda está mais para baixo, mas vou dando uma vista de olhos de vez em quando, e tem feito uns resultados bastante bons.

Speeder76 disse...

Bem lembrado. Que eu saiba, ela tem 17 ou 18 anos e deve ir para a sua segunda temporada em monolugares.