sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

WRC 2013 - Rali da Suécia (Dia 1)

E se as pessoas julgavam que o que neste rali da Suécia mandavam os nórdicos... temos de repensar essa ideia. Pelo menos neste primeiro dia. É que com o final do primeiro dia, o mais veloz está a ser um Sebastião. Não o Löeb, mas sim o que guia um Volkswagen, Ogier de apelido. É que depois de Sebastien Löeb ter sido o mais veloz no "shakedown", o dia de hoje tem sido de Sebastien Ogier, que hoje tem estado brilhante na neve sueca.

Nas três primeiras especiais do rali, os Volkswagen de Ogier e do finlandês Jari-Matti Latvala dominaram as classificativas, tentando distanciar-se de Sebastien Löeb. Mas as distâncias, porém estavam a ser pequenas, o que começava a mostrar que iria ser uma luta a três: a diferença entre Ogier, Latvala e Löeb era de dez segundos. O francês da Citroen confessava, por essa altura, que o seu objetivo era o de manter o carro na estrada: “Os troços estão muito difíceis, tentei andar mais depressa, mas é fácil cometer um erro e sair de estrada”, referiu. 

A grande surpresa, era, porém, o local Pontus Tidemand. Enteado de Henning Solberg, parece ter aprendido com os melhores, tanto que no inicio do rali o piloto sueco era o quarto classificado, não muito longe dos três primeiros (35,9 segundos ao fim da PEC 4). E este é o seu primeiro rali dentro de um WRC, neste caso, um Ford Fiesta. Mas para além do conhecimento das classificativas, beneficiava também da penalização de Mads Ostberg, que levou 30 segundos devido a um atraso por causa de um sobreaquecimento do motor, do qual resultou numa reparação entre especiais. Caiu para o sexto lugar, mas depois à tarde, conseguiu recuperar até ao quarto lugar, liderando uma armada de Fords que vai até... ao décimo posto!

Tidemand, claro, foi prejudicado pela sua adaptação ao carro e à sua inexperiência, e agora é sexto, a um minuto e 22 segundos da liderança, ele que já foi ultrapassado pelo russo Evgueny Novikov.

Quem teve problemas foi Mikko Hirvonen. Na primeira classificativa do dia, o finlandês da Citroen sofreu um despiste e perdeu mais de 25 minutos numa zona onde havia poucos espectadores. Assim sendo, está aparentemente fora de hipótese de chegar aos pontos, quanto mais de uma vitória final.

A tarde ficou marcada pelo duelo entre Sebastien Ogier e Mads Ostberg pelas vitórias nas classificativas, o que fez com que a distância do piloto da Volkswagen para os outros dois aumentasse para 35,8 segundos. Algo que deixou o francês totalmente satisfeito: “Foi um dia incrível para nós e, realmente, estou muito confiante. De tarde tive realmente um bom ‘feeling’ e o carro esteve perfeito”.

Atrás dele, Löeb e Latvala lutam ao segundo pela segunda posição, neste momento com o piloto da Citroen a levar a melhor... apenas por 1,7 segundos. Mads Ostberg, com o ritmo que anda a impor a si mesmo, está agora a 9,1 segundos de Latvala, e poderá ter uma palavra a dizer nas classificativas de amanhã.

Atrás dos quatro primeiros estava agora Evgueny Novikov, que conseguiu ultrapassar Pontus Tiemand, que continua a fazer um rali notável, na frente de Juho Hanninen, o sétimo classificado. A fechar o "top ten" estavam o belga Thierry Neuville, o norueguês Henning Solberg e o checo Martin Prokop.

O Rali da Suécia prossegue amanhã.

Sem comentários: