domingo, 10 de fevereiro de 2013

WRC 2013 - Rali da Suécia (Final)

"Morreu o Sebastião, viva o Sebastião!" Este poderia este ser o novo grito nos ralis, pois hoje Sebastien Ogier levou a melhor sobre Sebastien Löeb no Rali da Suécia e deu à Volkswagen a vitória no WRC, logo na sua segunda aparição desde o seu regresso aos ralis. Mostrando que os mais de vinte mil quilómetros de testes ao longo de 2012 estão a ter a sua compensação agora, Ogier conseguiu ser o melhor que Löeb, num carro que começou agora mesmo a mostrar-se em termos competitivos.

O dia de hoje foi essencialmente de controlo entre Ogier e Löeb, mas o piloto da VW foi o melhor em seis das classificativas, incluindo a Power Stage, ficando na frente de Jari-Matti Latvala e Mads Ostberg. Apesar do norueguês ter ficado atrás de Latvala nesta Power Stage, o piloto da Ford conseguiu superar Latvala no lugar mais baixo do pódio. Este conseguiu os seus primeiros pontos da temporada, apesar de dizer que está em adaptação ao novo carro.

Thierry Neuville foi o quinto classificado, conseguindo aproveitar o capotanço de Evgueny Novikov, que caiu para o nono lugar da classificação. O belga conseguiu ser melhor do que Juho Hanninen, o sexto classificado da geral. Muito distante, no sétimo posto, ficou o checo Martin Prokop, que conseguiu superar o regressado Henning Solberg, que ficou na frente de Novikov e do árabe Yazeed Al-ARahji, o melhor dos S2000.

Realizado o Rali da Suécia, máquinas e pilotos irão agora para o México, onde no inicio de março disputar o rali local, o primeiro em troços de terra. Com o domínio de Ogier num sitio onde se esperava que os nórdicos mostrassem que aquele é o seu local, pode-se pensar que isto pode ser uma indicação que a Volkswagen irá colher os frutos das dezenas de milhares de quilómetros logo no seu primeiro ano. Contudo, é só no Mexico que entraremos nos troços de terra. Pode não haver Sebastien Löeb para grande parte da temporada, mas provavelmente ainda não se pode embandeirar em arco. VW, Citroen e Ford têm três carros muito bons em 2013, e estamos em era de transição.

Em abril, quando máquinas e pilotos estiverem em Portugal, provavelmente será o melhor tira-teimas em relação a esta temporada. Ainda é cedo, mas aparecem dois cenários: a de dominio de outro "Sebastião" e da Volkswagen, ou a de um equilibrio entre pilotos do qual o melhor será o mais regular. Mas até lá, fica-se com a ideia de que este campeonato será de outro Sebastião.

Sem comentários: