sábado, 2 de março de 2013

"Hyvää syntymäpäivää, Antti Kalhola!"


Hoje é o dia de anos do Antti Kalhola, aquele rapaz finlandês que é genial a fazer vídeos sobre automobilismo. No seu 22º aniversário natalício  achei por bem homenageá-lo colocando aqui o meu video favorito de todos os que ele fez. Contudo, descobri que o meu video favorito... está dividido em cinco partes e não está no Youtube. É aquele sobre a carreira do Ayrton Senna.

Conheço os seus vídeos há muitos anos. Quando comecei a os ver, algures em 2007, não queria acreditar que era feito por um rapaz de 15 anos que aprendeu a montar e a escolher a banda sonora de forma autodidata. Mas é verdade. O facto de que, mesmo com isso tudo, conseguiu uma multidão de fãs de automobilismo ao qual, mal sai os seus vídeos  acorrem aos milhares para os ver, muitas vezes sem conta, repetindo quase em "loop" como se fosse a sua musica favorita, creio que é o melhor elogio que se pode fazer à sua capacidade de montagem, ao nível dos melhores.

Ele é tão bom que a FOM o recompensou... tentando tirar os seus videos do ar. Foi na altura uma atitude tremendamente estúpida, do qual com o tempo ganhou juízo e largou essa atitude idiota, deixando-nos a ver e apreciar as coisas que sabe fazer, quer nos ralis, quer na Formula 1.

Já teve maus vídeos e más escolhas, como toda a gente, mas parece que é alguém que tem a sabedoria de aprender com os erros. É assim que nós crescemos e amadurecemos, não é?

Assim sendo, da minha parte... "Hyvää syntymäpäivää, Antti!" (Feliz Aniversário, Antti!) E deixo-vos com o meu segundo video preferido feito por ele.

Sem comentários: