sexta-feira, 22 de março de 2013

O tributo de St. Petersburg a Dan Wheldon

Este final de semana começa a temporada de 2013 da IndyCar Series, no circuito urbano de St. Petersburg. E nos dias em que se antecipam a nova temporada, começam a aparecer vários eventos, um deles a homenagem a Dan Wheldon, o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis morto em 2011 e que vivia nesta cidade do estado da Florida. Na tarde desta quinta-feira, a IndyCar e a cidade de St. Petersburg, na Florida, decidiram homenageá-lo com o descerramento de um memorial ao piloto.

O monumento, com base em tijolo - para homenagear as duas vitórias do piloto nas 500 Milhas de Indianápolis, em 2005 e 2011 - foi revelado pelo "mayor" da cidade, Bill Foster, pela viúva e pelos filhos do piloto. Emocionada, Susie Wheldon agradeceu a homenagem da cidade: “Gostaria de agradecer ao suporte de todos nos últimos 17 meses. Vocês me levantaram e eu gostaria que soubessem o quão grata eu sou. Ontem eu e meus filhos viemos deixar nossas marcas e é ótimo dividir esses momentos com eles para que eu possa mostrar que grande piloto e campeão Dan foi."

Para além disso, foi também inaugurado um "Hall of Fame" dedicado a todos os vencedores de corridas na pista citadina desde 2005, sendo que o primeiro vencedor foi Dan Wheldon. Todos os outros pilotos presentes - Dario Franchitti, Helio Castro Neves, Graham Rahal, Will Power e Ryan Briscoe - apareceram para a inauguração do monumento.

Para Castro Neves, vencedor no ano passado, este foi uma ocasião especial: “Foi uma honra, no ano passado, ter parado aqui na curva do Dan Wheldon para comemorar a vitória e um dos fiscais apontar para a placa [com o nome do inglês] e dizer ‘por que você não escala lá?’. Para mim, foi especial, nunca vou esquecer aquele momento”, relembrou o brasileiro, vencedor por três vezes em St. Petersburg (2006, 2007 e 2012)

A IndyCar começará neste domingo.

Sem comentários: