segunda-feira, 29 de abril de 2013

A demora nas eleições da FPAK

Como já é sabido, a presidência da FPAK está por preencher após a morte inesperada de Luiz Pinto de Freitas, no passado dia 9 de abril. E sabe-se desde a semana passada de que há uma candidatura à presidência anunciada, na figura de Artur Lemos, que colocou no Facebook o seu manifesto eleitoral. Contudo, fala-se que existem mais duas possibilidades de candidatura à presidência da FPAK. A primeira é uma candidatura de continuidade, liderada poe Manuel de Mello Bryner, em parceria com Paulo Campos, e a segunda por um ex-navegador, António "Mex" Machado dos Santos. Nenhuma destas hipóteses é oficial, e tão cedo não se saberá quando serão anunciados. Não tanto por vontade deles, mas por outro motivo: a marcação de uma Assembleia Geral, cuja data ainda é desconhecida.

A Autosport portuguesa explica na sua última edição que a marcação de eleições acontecerá após a marcação dessa Assembleia Geral, com o intuito de aprovar as contas do ano transacto. Ambas as ações poderão ser marcadas com um espaço mínimo de um mês, para ter tempo a que todas as candidaturas possam apresentar as suas listas.

O problema é, segundo diz a própria revista, "ainda não estão na posse dos responsáveis todos os documentos necessários e imprescindíveis para que se possa avançar com o apuramento e fecho das contas – o que tem levado ao atraso de todo o processo de eleição da nova direção da FPAK."

"Terminado esse procedimento, e caso haja dúvidas ou verificação de irregularidades na contabilidade do exercício por parte do presidente da mesa e delegados representantes dos clubes associados, as contas poderão ser enviadas para o Instituto Português do Desporto e Juventude, organismo estatal que tutela e supervisiona todas as entidades com estatuto de Utilidade Pública Desportiva. Na sequência disto, o presidente da Assembleia Geral ditará então uma data limite para a entrega das candidaturas, assim como o dia do ato eleitoral propriamente dito."

Da maneira como andam as coisas, pode ser um procedimento que demore algumas semanas, senão meses.

Sem comentários: