quinta-feira, 11 de abril de 2013

E na 5ª Coluna desta semana...

(...)"A corrida, para quem se lembra, foi disputada sob tempo intermitente. Os pilotos trocavam frequentemente de pneus, dependendo das condições da pista, ora secava, ora ficava molhada com a chuva miudinha que caia ali. Senna trocou menos vezes de pneus porque houve uma altura em que preferiu ficar na pista um pouco mais de tempo para ver se voltava a chover, enquanto que Prost e Hill trocaram de pneus. Quando voltou a chover, Senna sentiu-se recompensado, enquanto que os pilotos da Williams faziam nova troca e perdiam imenso tempo para o piloto da McLaren. 

O mais bizarro daquela corrida - e que poucos lembram, mas essa nunca esqueci - foi uma passagem abortada pelas boxes. Senna fez uma volta completa na pista, dando o máximo, e na parte final, passou pelas boxes sem parar, e toda a velocidade (ainda não havia o limite de velocidade nas boxes). O resultado foi ele ter feito a volta mais rápida da pista e demonstrando que existia um atalho suficientemente curto para que as pessoas que se lembrassem de passar por ali, conseguissem ser bem mais velozes e ganhassem mais tempo aos que estavam na pista. Curiosamente, ninguém mais usou esse truque..." (...)

Esta semana, aproveitando a coincidência do aniversário e o numero redondo que ela significa, recordeiu a corrida e pensei o quanto tempo é que já passou desde daquele dia, daquela volta e dos feitos de pilotos como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, da face de contentamento de Tom Wheatcroft, o homem que levou a Formula 1 até aquela pista, do troféu do Sonic, e de muitas outras coisas mais. E até que ponto em que notamos a passagem do tempo e que, parecendo que foi no ano passado, afinal de contas, passaram-se vinte anos.

Tudo isso e muito mais, podem ler aqui.  

1 comentário:

TW disse...

Como você bem disse, não parece que fazem 20 anos!!