sábado, 6 de abril de 2013

Sobre o Fafe Rally Sprint

Estive a ver esta tarde o Fafe Rally Sprint na TV. Graças à RTP e o seu indispensável serviço público de televisão, assisti ao espectáculo de ver milhares de pessoas, debaixo de um sol de primavera, a apoiar os pilotos que faziam a zona de Confurco e o salto de Fafe-Lameirinha, naquele troço de "sprint" de pouco mais de três quilómetros, mais do que suficiente para fazer alegrar os apaixonados de ralis. E um desses apaixonados por rali que estava presente era Jean Todt, o presidente da FIA.

Foi agradável ver os portugueses, ver o Robert Kubica a saltar em Fafe. Vi o Anders Mikkelsen (mas não o Jari-Matti Latvala) e vi os pilotos da Ford como o Mads Ostberg e o Nasser Al-Attiyah (e o espectacular Thierry Neuville, que provavelmente deu o salto mais longo do dia), mas no final, o melhor foi Dani Sordo, no seu Citroen, onde conseguiu ser melhor do que Mikko Hirvonen.

Mas a melhor noticia foi dada por Carlos Barbosa, o presidente do Automóvel Clube de Portugal: que o Rali de Portugal voltará em 2014 a lugares como Arganil e Fafe. Bem sei que foram nesses lugares onde a reputação do rali foi consolidada, mas pelo que conheço do Rali, este sempre foi uma grande volta a Portugal, fosse por Montejunto, fosse por Figueiró, a Cabreira, etc... sempre foi no Norte e Centro do país que eles fizeram com que este rali ganhasse a reputação de ser um dos melhores do mundo, um clássico do qual não pode ser removido do calendário, como o Monte Carlo ou a Finlândia.

Vamos a ver como será organizado esse rali. Contudo, provavelmente, esta poderá ser a última vez que veremos um Fafe Rally Sprint, porque afinal de contas, uma das razões pelo qual ele foi feito era para lembrar que haviam melhores lugares do que as classificativas algarvias. De uma certa forma, o Fafe Rally Sprint foi vitima do seu próprio sucesso...

Semana que vêm, o WRC vai voltar à estrada, em paragens portuguesas.

Sem comentários: