sábado, 27 de abril de 2013

WSR: Kevin Magnussen vence em Aragon, Félix da Costa penalizado

O dinamarquês Kevin Magnussen foi o melhor nesta primeira corrida do fim de semana do WSR na pista espanhola de Motoland Aragon, conseguindo ser mais veloz do que o britânjco Will Stevens e o francês Arthur Pic. O filho de Jan Magnussen conseguiu dominar a corrida, acabando-a com mais de vinte segundos de vantagem sobre o segundo classificado. O russo Serguei Sirotkin foi o quarto, enquanto que o belga Stoffel Vandoorne não fez mais do que o oitavo lugar da classificação geral. 

Para António Félix da Costa, esta sábado foi para esquecer. O piloto da Arden Caterham tinha feito o terceiro melhor tempo, mas parou na pista logo após o final da qualificação por erro de cálculo da equipa da quantidade de combustível necessária para completar a volta de desaceleração. Não conseguindo levar o seu carro até às boxes, a organização da Formula Renault 3.5 decidiu aplicar as mesmas regras que na Formula 1, penalizando o piloto - anulando-lhe os tempos - e o relegando para o final da grelha de partida.

Na corrida, o piloto português começou logo a subir seis posições na primeira volta de depois foi subindo na classificação, mas mais devagar, até chegar ao 13º posto sem se conseguir aproximar de Nikolay Martsenko, embora tenha terminado a menos de um segundo do russo. Nessa altura, Félix da Costa já tinha os pneus demasiado gastos e chegou a cometer alguns erros a tentar apanhar o russo e a defender-se do brasileiro Yann Cunha.

No final da corrida, Félix da Costa explicou na sua página de Facebook o seu mau fim de semana em Aragão: "Um erro no cálculo da quantidade de gasolina na qualificação acabou por nos estragar o dia, pois ao largar de último as coisas complicaram-se para o meu lado. Lutei o mais que pude mas a verdade é que quando cheguei a 13º os pilotos à minha frente já estavam bastante distanciados, o que me impossibilitou de chegar aos pontos."

"Amanhã é um novo dia com uma qualificação independente, portanto vamos efectuar algumas alterações no set up do carro e entrar em pista com o objectivo fresco de vingar o mau dia de hoje. Estou calmo e focado na corrida de amanhã.", concluiu.

Sem comentários: