quarta-feira, 29 de maio de 2013

As polémicas do "Testgate" da Mercedes

Os dias que passam após a descoberta de que a Mercedes e a Pirelli fizeram um teste secreto em Barcelona, um teste que à luz dos regulamentos estava ilegal, continuam cheios sobre este caso. Depois da queixa da Red Bull e da Ferrari à FIA, uma delas, a Red Bull, acha que este teste secreto pode ser comparável ao "Spygate" de 2007. Pelo menos é o que diz Helmut Marko

Numa declaração  publicada no jornal suiço "Blick", afirmou: “Haverá uma audiência, e tudo se processará como no escândalo do ‘Spygate’ de 2007 com a McLaren. Um teste destes dá ainda maior vantagem do que o que sucedeu em 2007 com a passagem de informação, pois deu-se imediatamente a seguir a uma corrida no mesmo local, Barcelona, e é possível comparar facilmente, tirar daí as conclusões, e alterar o carro tendo em conta essas conclusões, pois até aqui os pneus tinham uma cinta interna de aço e agora volta a ser kevlar, o que tem influência direta no desgaste destes, pois ele deixam de sobreaquecer tanto e essa informação que a Mercedes conseguiu dá-lhes uma vantagem que para já ninguém pode quantificar", concluiu.

Por enquanto, a Ferrari não diz muito sobre este caso, mas a ser verdade, a hipótese da marca alemã ser fortemente multada (no caso da McLaren, a multa foi de cem milhões de euros), e até de ser desclassificada do Mundial de Construtores, pode ser bem real. Veremos como isto poderá se desenvolver e ser resolvido, mas pode-se dizer com segurança que tal coisa não acontecerá antes do GP do Canadá. 

Sem comentários: