quarta-feira, 15 de maio de 2013

Noticias: Documentário sobre Jackie Stewart estreia em Cannes

No próximo dia 22, em Cannes, Roman Polanski e Jackie Stewart irão relançar um filme com... 40 anos. "Weekend of a Champion" trata do fim de semana do piloto escocês no GP do Mónaco de 1971, corrida onde ele conseguiu uma das suas seis vitórias, a caminho daquilo que iria ser o seu bicampeonato. O filme, que teve distribuição limitada quando foi lançado, em 1972, acabou por ser obscurecido ao longo dos anos, sendo agora redescoberto por ambos os protagonistas.

No documentário - feito como se fosse um reality show "avant la lettre" - Stewart expõe a sua vida ao longo de um fim de semana de Grande Prémio, explicando os detalhes dos preparativos, da pista, bem como fala das suas motivações e preocupações.

Agora, 41 anos depois, o filme foi refeito, com Stewart e Polanski a voltarem ao mesmo quarto de hotel, e o filme terá direito a estreia oficial. E aparecerá na seleção oficial do famoso festival de cinema francês. Após isso, será distribuído pela Ray Documentary Films, que disponibilizará na rede Netflix.

E este pode não ser o unico filme sobre Jackie Stewart. Sabe-se desde o ano passado que este quer fazer outro sobre a relação entre Stewart e o seu companheiro de equipa na Tyrrell, o francês Francois Cevért, morto a 6 de outubro de 1973 no circuito americano de Watkins Glen. Ainda não se sabe em que pé está o filme, mas o facto de este ano vir "Rush", realizado por Ron Howard, fez com que o cinema ande a descobrir o automobilismo, pois outros projetos existem ou vêm a caminho.  

Definitivamente, Hollywood está a voltar a descobrir a Formula 1. 

Sem comentários: