quinta-feira, 2 de maio de 2013

WRC 2013 - Rali da Argentina (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Argentina foi essencialmente um duelo entre os Citroen e Sebastien Ogier, no seu Volkswagen. E se de inicio, Dani Sordo ainda deu alguma luta, antes de capotar e perder muito tempo, mais tarde, acabou por ser Sebastien Löeb que deu maior oposição ao outro Sebastien, com o piloto da Volkswagen a terminar o dia com 16,3 segundos de avanço sobre o piloto nove vezes campeão do mundo.

Apesar de hoje só se terem feito quatro classificativas, Ogier esteve bem em três delas, excepto uma em que Mikko Hirvonen foi o melhor. Foi logo para a frente, com Sordo a ser o primeiro rival do rali, mas na terceira classificativa do dia, o de Ascochinga/Agua de Oro, este capotou, devido a uma nota errada do seu navegador, perdendo quase sete minutos a colocar o carro de volta à estrada, caindo quase até ao fundo do pelotão.

Isso até prejudicou a passagem de Sebastien Ogier, que perdeu algum tempo: “O Dani teve um problema, saiu de estrada ou algo parecido e infelizmente voltou a arrancar à nossa frente. Ele não nos viu durante algum tempo e tivemos de segui-lo. Mas tudo bem, por vezes isto acontece nos ralis. Não é preciso preocupar-me demasiado com isto e há que seguir em frente pois tive um bom ritmo esta manhã e estou bastante contente com o carro”, afirmou.

A partir daqui, Ogier teve a oposição de Mikko Hirvonen, mas Sebastien Löeb não andou muito longe destes dois pilotos, e no final do dia, o francês acabou por passar o finlandês, o que veio dar um pouco mais de dores de cabeça a Yves Matton, o patrão da Citroen. Por agora, não dá ordens de equipa, mas nunca se sabe...

Na Ford, Mads Ostberg nunca teve um grande dia pela frente. Perdeu quase 30 segundos nas primeiras especiais, e depois viu-se que ele tinha problemas de direção. No final do dia, era apenas o 11º classificado, fazendo com que a defesa da marca ficasse nas mãos de Evgueny Novikov, que no final deste primeiro dia, é apenas o quinto classificado, atrás de Jari-Matti Latvala, que está a ter um inicio de rali "cinzento".

Anders Mikkelsen é o sexto, não muito longe dele está o Ford de Thierry Neuville, que já está a dois minutos e onze segundos da liderança. Já muito distante está Martin Prokop, na frente do local Gabriel Pozzo e de Dani Sordo.

O Rali da Argentina continua amanhã.  

Sem comentários: