quinta-feira, 6 de junho de 2013

Noticias: FIA leva Mercedes e Pirelli a tribunal

A FIA decidiu hoje, depois de aturada deliberação, mandar o caso do teste secreto da Mercedes com a Pirelli para o Tribunal Internacional da FIA, por achar que esta violou a proibição de testes após o inicio da temporada, pois esta esteve a fazer com um chassis deste ano e com os pilotos titulares, Nico Rosberg e Lewis Hamilton. No meio disto tudo, decidiu absolver a Ferrari, que tinha feito um teste semelhante algum tempo antes, mas com chassis de 2011 e o seu piloto de testes, o espanhol Pedro de la Rosa.

No comunicado da FIA, lê-se que "à luz das respostas recebidas e da informação recolhida durante este inquérito, o presidente da FIA, na forma de acusação decidiu: encerrar o caso com a Scuderia Ferrari Team depois de considerar que a sua participação no teste de pneus organizado pela Pirelli em Barcelona a 23 e 24 de Abril utilizou um monolugar de 2011, o que não encerra qualquer contravenção aplicável às regras da FIA”. 

Depois, a decisão: "Levar o caso relativo ao teste do Team Mercedes AMG Petronas F1 com a Pirelli em Barcelona entre 15 e 17 de Maio 2013 perante o Tribunal Internacional da FIA porque nos resultados conclui-se que as condições do teste podem constituir uma quebra dos regulamentos da FIA. Portanto o Tribunal internacional da IFA é convocado para tomar uma decisão relativa ao exposto.”, concluiu.

Entretanto, Nico Rosberg reagiu à história do "teste secreto" - que já não é tão secreto assim - afirmando que pouco ou nada aprenderam com isso: "Eles não nos disseram muito. Eles apenas falaram que estamos fazendo isso, isso e aquilo, e os engenheiros é que estavam executando o programa. Assim, nós não aprendemos nada e não decidimos nada também", revelou.

Sobre se o assunto iria afetar o desempenho da marca durante o fim de semana canadiano, o piloto alemão disse que isso não iria colocar o trabalho em causa. "Não vai afetar em nada. A equipe está lidando bem com isso e estou totalmente focado no que estou fazendo, não teve nenhum impacto sobre mim", garantiu. "Não notei nada de diferente na nossa preparação. Sei que a equipa está colaborando com a FIA para que isso seja resolvido rapidamente", acrescentou. 

1 comentário:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

circo explicito de todos, digo todos, envolvidos!