quarta-feira, 24 de julho de 2013

Extra-Campeonato: O regresso de "Cosmos"


A minha recordação mais antiga de um programa de televisão vem de quando tinha cinco anos de idade. E ao contrário do que julgam, não é de um desenho animado, mas sim de um programa de ciência. Chamava-se "Cosmos" e era apresentado por Carl Sagan, um cientista da NASA, que nos mostrava. de uma forma absolutamente didáctica uma coisa fascinante chamada... Universo.

Inconscientemente, Sagan tornou-se no meu primeiro professor. Mostrou-me o que é o Universo na sua infinitude. A sua beleza, bem como a sua vastidão, ambas infinitas, revelaram para mim de que somos feitos da mesma matéria, dos mesmos átomos, do terceiro planeta da 17º sistema solar de Cassiopeia. E que a partir dali, o meu instinto não precisou de mais explicações sobre de onde viemos e como é que nos formamos. Enfim, foi um programa marcante para mim e para quem o viu na altura, no já distante ano de 1981.

Hoje em dia, o Cosmos original continua a ser tão bom e tão atual como era há mais de 30 anos. Mas Carl Sagan está morto e há muito que se pensa num novo programa, que agarre as pessoas como agarrou naquele tempo. E é o que vai acontecer a partir do ano que vêm, quando Neil DeGrasse Tyson, irá apresentar a nova versão do Cosmos no canal de televisão FOX e no National Geographic Channel.

O programa será produzido por Ann Druyan, a víuva de Sagan, e por... Seth McFarlane, o homem por trás de "Family Guy". Esse mesmo. Na realidade, McFarlane é um fã de Cosmos e fez "lobby" na direção da FOX para que produzissem o programa. Já estão encomendados treze episódios e o programa estreará em setembro de 2014. Agora, coloco aqui o trailer, que foi apresentado no passado fim de semana no Comic-Con, em São Francisco.

Sem comentários: