quarta-feira, 17 de julho de 2013

Noticias: Bernie Ecclestone foi formalmente acusado

Agora é oficial: a justiça alemã acusou formalmente Bernie Ecclestone de suborno no caso das acusações contra Gerhard Gribowsky. A investigação feita pela Procuradoria federal de Munique chegou à conclusão de que foram feitos pagamentos a Ecclestone e o tribunal aceitou os termos da acusação. Agora, será marcada data para o julgamento, que poderá começar ainda este ano.

Ecclestone já reagiu, afirmando que recebeu a acusação, e que o irá contestar em tribunal: “"Iremos nos defender propriamente. Vai ser um caso bem interessante e é uma pena que isto tenha acontecido. Meus advogados aceitaram o indiciamento, e isso significa que eles precisam de respondê-lo, o que já estão fazendo de forma tenaz”, declarou à agência de noticias AP.

Recorde-se que Ecclestone é acusado de, em 2006, ter subornado Gribowsky em cerca de 50 milhões de euros para ficar com os direitos da Formula 1, que tinham caído nas mãos do Grupo Kirch, que por sua vez, tinha falido dois anos antes. Por causa disso, quando em 2011 as autoridades alemãs descobriram os 50 milhões não declarados por Gribowsky, este foi preso e acusado de evasão fiscal. Resultado: em junho de 2012, Gribowsky foi condenado a oito anos de prisão por fraude e evasão fiscal.

Ecclestone admitiu o suborno, mas a justificação que deu foi no minimo, desconcertante: afirmou que estava a ser chantageado por Gribowsky devido ao uso que fazia ao fundo Bambino, feito por si para beneficio das suas filhas Tamara e Petra Ecclestone. Ele afirmou que caso não pagasse, Gribowsky iria alertar as autoridades britânicas para que estes fizessem uma auditoria às suas contas.

Para terem uma ideia de como é intrincado este caso, recomendo que leiam um post meu do inicio de 2011 que fala sobre o assunto. 

Sem comentários: