terça-feira, 20 de agosto de 2013

Youtube Automobile Video: O carro mais seguro do mundo


Normalmente, não escrevo muito sobre automóveis. Mas como sou leitor assíduo do Jalopnik, costumo seguir a saga da Tesla, a marca automóvel fundada pelo bilionário Elon Musk, que depois dos soluços iniciais, parece estar de vento em popa, já que o seu modelo S está a ter vendas crescentes e a empresa está a chegar aos lucros.

Aos poucos, o carro está a vencer os céticos. Quer em termos de performance, quer agora em termos de segurança. E hoje, o site americano faz a seguinte noticia: o modelo S da Tesla é provavelmente o carro mais seguro de sempre. É que não só passou os vários "crash tests" com nota máxima, como chega ao ponto de quebrar algumas das máquinas presentes.

É óbvio que este carro têm algumas vantagens mais do que óbvias: o facto de não ter um motor poderá trazer vantagens numa colisão frontal, por exemplo. Mas nos restantes testes, a coisa pia mais fino, porque passa pelas mesmas operações que os seus modelos com motor de combustão. E essa resistência à prova de tanques quase faz com que a entidade faça uma de duas coisas. Ou dá "seis estrelas" ao carro, ou aperta ainda mais os testes de segurança no futuro. 

Eis o video com os vários testes que passou. Um pouco longo, mas vale a pena ver.  

1 comentário:

Turbo-lento disse...

Não é tanto o facto de ser electrico que o torna mais segura - creio que é mais o tipo de produto. Quanto se está a desenvolver um produto para se vender naquela gama de preços alta, podemos gastar mais tempo e dinheiro na engenharia. para um produto para venda em volume provavelmente não seria possivel. E atenção - estes testes não dizem que é o mais seguro, apenas que naquelas condições conseguiu o resultado máximo de 5 estrelas tal como outros conseguiram.
Já agora o teste foi feito nos EUA cujo procedimento pouco tem a haver com o nosso EuroNCAP.

E já que tens uma noticia de automoveis, resolvi pôr uma da formula 1 http://www.4rodas1volante.com/2013/08/circuito-de-silverstone-vendido.html