segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Red Bull surpreende e anuncia Daniil Kvyat na Toro Rosso

No mínimo, deve ser a noticia mais surpreendente do ano: a Red Bull acaba de anunciar que o piloto que substituirá Daniel Ricciardo, na Toro Rosso, será o russo Daniil Kvyat. Surpresa, porque toda a gente no mundo da Formula 1 esperava que o escolhido fosse o português António Félix da Costa, que terminou o campeonato da World Series by Renault na terceira posição, atrás do dinamarquês Kevin Magnussen e do belga Stoffel Vandoome. E a noticia está a ser recebida neste momento com choque por parte de muitos dos que seguem a categoria máxima do automobilismo.

Sobre este anuncio, Franz Tost justificou a decisão da marca: "Estamos muito satisfeitos em continuar com a nossa política de promover jovens pilotos do programa júnior da Red Bull. Daniil é um piloto muito talentoso, o que pode ser comprovado pelos seus resultados em todas as categorias que correu. Ele foi um piloto de karting muito bem sucedido e, em 2012, foi Campeão da Fórmula Renault 2.0. Este ano, competiu em seis provas do Campeonato Europeu FIA de Fórmula 3, obtendo uma vitória e cinco pódios. Além disso, está ainda em posição de vencer a GP3 Series, já que está apenas sete pontos atrás do líder. Ele impressionou-nos com um forte desempenho e feedback técnico muito informativo no teste de jovens pilotos de julho, em Silverstone e isto sugere que possui as qualidades básicas para progredir. O Daniil pode ter certeza que vamos utilizar toda a nossa experiência de treino de jovens para lhe dar o melhor começo para sua carreira na Fórmula 1", disse Tost. 

Já Kvyat era um piloto naturalmente eufórico com o anuncio: "Esta é uma notícia fantástica, um sonho e eu quero agradecer à Red Bull e Toro Rosso por esta oportunidade. Desde que comecei no karting que pretendia chegar à Fórmula 1 e agora esse desejo vai tornar-se realidade na próxima temporada. Tive um breve ‘gostinho’ de trabalhar com a equipa Toro Rosso, quando pilotei para eles no teste de Silverstone e gostei muito da experiência.", disse.

Atualmente com 19 anos - nasceu a 26 de abril de 1994, na cidade russa de Ufa - Kvyat é o segundo classificado do campeonato de GP3, que é liderado pelo argentino Facundo Regalia. E têm talento: começou a sua carreira nos monolugares em 2010, na Formula BMW, em 2011 passou para a Formula Renault 2.0 pela Koiranen Bros, onde terminou na segunda posição na categoria NEC e no terceiro posto na categoria Eurocup. No ano seguinte, venceu o campeonato da formula Renault Alps, enquanto que foi vice-campeão na Euroseries.

Em 2013, corre na GP3, ao serviço da Arden, onde venceu duas corridas, subiu ao pódio por mais duas, fez a pole-position em mais uma e a volta mais rápida em mais três ocasiões, estando agora na segunda posição do campeonato, com 131 pontos, menos sete do que o argentino Facundo Regalia.  

1 comentário:

Traços de Literatura disse...

Lamentamos pelo Antonio Felix da Costa. A F1 não conhece exatamente a extensão do talento e do merecimento. A RB encarou a Rússia como um mercado e assim fez a escolha do piloto.