quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O regresso dos monolugares a Portugal

Esta é uma noticia interessante que descobri hoje na Autosport portuguesa: a criação de uma competição de monolugares para a próxima temporada. O ex-piloto Rui Vilar quer fazer uma coisa que se irá chamar - provisóriamente - "Formula Best", cuja função seria de proporcionar aos pilotos que saiam do karting uma oportunidade de ter contacto com os monolugares, a um baixo preço e de fácil manutenção.

“O carro compara-se ao Fórmula Opel que eu pilotei em 1989. As performances devem ser semelhantes à de um Formula 3, mas o carro não é de alta tecnologia, pois tem chassis tubular, motor de moto e caixa sequencial. Em Brands Hatch, consegue ficar a uns dois ou três segundos de um Formula 3 moderno, sem precisar dos caros motores da Mercedes ou da Volkswagen”.

Já vinha a discuti-lo com o Luiz Pinto de Freitas [anterior presidente da FPAK, morto em abril]. Penso que faz falta uma ponte para os jovens pilotos do karting fazerem uma plataforma para os automóveis, mas também para alguns pilotos mais experientes poderem andar.", comentou.

Segundo ele, o campeonato será monomarca, e os chassis seriam feitos para RFR, a firma de Ralph Firman Sr, que também fornece chassis para a Formula 4, um momoposto de chassis tubular com um motor de moto de 1000cc, usados quer na MVSR britânica, quer na Formula 1000 americana. A ideia é ter um carro que possa ser utilizado durante um mínimo de três temporadas sem qualquer atualização, pelo que, mesmo que alguém queira vender o carro ao fim de uma época, poderá encontrar facilmente um interessado. Uma temporada poderá custar à volta de 45 mil euros, com a aquisição de um carro a valer cerca de 30 mil. Assim sendo, três temporadas poderão custar em média, cerca de 75 mil euros.

Para Vilar, o calendário seria de três jornadas duplas, e mais duas provas de "sprint" integradas em corridas internacionais, e o seu desejo era que a competição arrancasse com doze carros, mas ele reconhece que isso vai ser “complicado, por causa da crise”.

A acontecer, a Formula Best vai fazer concorrência à Single Seater Series, onde se correm vários monolugares da antiga Formula Ford.  

Sem comentários: