quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Etapa 10 (Iquique - Antofagasta)

A etapa de hoje do Dakar, corrida em território chileno, mais concretamente entre Iquique e Antofagasta, ficou marcada pelo abandono do local Jeremias Israel Esquerre, que segundo a Agência EFE, terá embatido num carro de espetadores ao km 114 da especial de hoje. O piloto sofreu vários traumatismos, mas sem muita gravidade.

No final, o melhor foi Joan Barreda Bort, que venceu a etapa com  oito minutos de avanço sobre Hélder Rodrigues, que continua a fazer a sua recuperação no Dakar. Com a queda de Esquerre, é agora o quinto da geral, e aproximou-se dos quatro primeiros. Cyril Després foi o terceiro, a nove minutos e 40 segundos de Barreda, enquanto que Olivier Pain terminou no quarto posto, a onze minutos e onze segundos, menos 15 segundos que Marc Coma, o quinto na etapa.

Foi uma etapa onde sabia que tinha de ir ao ataque, porque as diferenças para quem estava à minha frente e atrás de mim eram pequenas. Nas dunas estive bem, naveguei sem cometer erros e o percurso era bastante interessante. Já no segundo troço, o fesh fesh matou-nos. Mesmo assim consegui imprimir um bom andamento e na parte final o Joan juntou-se a mim. Estou satisfeito com a minha prestação e quero-me manter assim nos próximos dias”, salientou o piloto português à chegada a Antofagasta.

Na geral, Marc Coma têm um avanço de 44 minutos e dez segundos sobre Barreda Bort, enquanto que a diferença para Jordi Villadoms, o terceiro classificado, está em... duas horas e dois minutos. Mas Villadoms têm atrás de si o francês Olivier Pain (a 13 minutos de si) e Hélder Rodrigues, a 19 minutos de Pain.

Nos automóveis, a etapa também ficou marcada pelo acidente e consequente desistência de Carlos Sainz, quando capotou o seu buggy. Ambos sairam com ferimentos ligeiros (foi evacuado para o bivouac por precaução), mas para esta temporada, o rali ficou por ali. Segundo conta no seu Twitter pessoal, tinham saído do percurso porque precisavam de combustível, quando tiveram o acidente.

Na etapa, Stephane Peterhansel continuou com a sua recuperação, com hoje a conseguir recuperar quase dez minutos a Nani Roma (nove minutos e 55 segundos, para ser mais preciso), que foi vitima de um furo e perdeu tempo quando atravessava uma duna. Resultado final: a diferença entre os dois é de... dois minutos e 15 segundos. Muito pouco para um "rally-raid" como o Dakar.

Mas o vencedor da etapa foi outro: o qatari Nasser Al-Attiyah, que com o seu Mini, com uma vantagem de três minutos e 50 segundos sobre Stephane Peterhansel. Nani Roma foi o terceiro, seguindo pelo sul-africano Giniel de Villiers. Orlando Terranova foi o sétimo na etapa, depois de ter perdido meia hora numa duna, mas é o terceiro da geral.

Amanhã, o Dakar sai de Antofagasta e vai para El Salvador, num total de 605 quilómetros cronometrados.  

Sem comentários: