segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Etapa 2 (San Luis - San Rafael)

A segunda etapa do Rali Dakar, ainda em terras argentinas, marcou a chegada de Stephane Peterhansel à liderança dos automóveis, bem como os graves problemas de Carlos Sousa, que quebrou o Turbo do seu Haval, caindo imenso na geral e estando em dúvida a sua continuidade. Nas motos, o britânico Sam Sunderland foi o vencedor na etapa, enquanto que o lider é Juan Barreda Bort, com Ruben Faria no quarto posto da geral.

Nas duas rodas, Sunderland, que tripula uma Honda, bateu o chileno Francisco Lopez Cotardo (Chaleco) por 39 segundos, e Joan Barreda Bort, por dois minutos. Rúben Faria chegou no quarto posto, a quatro minutos e nove segundos, enquanto que Paulo Gonçalves foi o oitavo na etapa, a sete minutos e 45 segundos do vencedor.

Hoje tive uma boa hipótese para atacar e melhorar a minha posição inicial. A primeira parte da etapa correu muito bem, no entanto, na seção de dunas, sofri um problema com a minha moto, causado por um ‘bloqueio’ no arrefecimento, e perdi algum terreno. De qualquer forma, a posição à geral é muito boa depois de apenas dois dias de corrida, as diferenças nos tempos ainda são muito pequenas”, explicou Gonçalves.

"Foi um dia com muitas alterações em termos de piso. Começámos em velocidade elevada, encontrámos depois zonas de pedra e traçado mais sinuoso e cumprimos também os primeiros quilómetros em areia, na passagem pelas bonitas dunas cinzentas. Já sabia que seria um dia onde era importante assumir de alguma forma uma posição estratégica e depois de atacar na fase inicial enfrentei de forma mais confortável a zona de areia onde consegui ganhar igualmente terreno a alguns adversários.", comentou por sua vez, Rúben Faria.

Já Hélder Rodrigues atrasou-se mais um pouco porque teve de ajudar um companheiro de equipa, Javier Pizzolito, que tinha sofrido uma queda durante a etapa: "A etapa foi muito dura e até se chegar às dunas era de todo impossível tentar qualquer ultrapassagem, já que havia imenso pó. Nas dunas cinzentas Nihuil acabei por perder algum tempo a ajudar o Javier que tinha caído", justificou, à chegada a San Rafael.

No caso dos carros, Peterhansel liderou, superando Carlos Sainz em 28 segundos, no seu "buggy". Nasser Al-Attiyah foi o terceiro, a quatro minutos e dez segundos, mais nove do que Nani Roma. Orlando Terranova, o segundo classificado da etapa de ontem, foi o quinto, a cerca de oito minutos do vencedor.

No caso de Carlos Sousa, o sonho passou a pesadelo: no quilómetro 33 do percurso, o turbo se quebrou e agora, ambos tentam resolver o problema sem que o camião da assistência tenha de intrevir. Desligar o turbo será alternativa, isso se eles conseguirem fazê-lo. No momento em que se escrevem estas linhas, ainda não se sabe se o carro já chegou à assistência de San Rafael.

A próxima etapa do Dakar liga San Rafael a San Juan, um troço cronometrado de 373 quilómetros, que vai ser a primeira parte de uma etapa maratona, onde os concorrentes terão de enfrentar pistas montanhosas que passam próximo do vulcão de Aconcagua com os seus 6.962 metros de altitude.

Sem comentários: