segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Etapa 8 (Salta/Uyuni - Calama)

A oitava etapa do Dakar uniu de novo os carros e as motos no mesmo ponto de destino, depois dos primeiros terem andado no dia anterior à volta de Salta, e os segundos terem ido a Salar de Uyuni, fazendo a sua primeira visita à Bolivia.

Nas motos, Cyril Desprès foi finalmente o vencedor de uma etapa do Dakar 2014, ganhando em território boliviano a oitava tirada. O francês liderou sempre ao longo da etapa, acabando por bater Joan Barreda Bort por dois minutos e dez segundos. Marc Coma encerrou o pódio, a dois minutos e 16 segundos de Després e Hélder Rodrigues foi o melhor português em quarto, a seis minutos e 44 segundos do vencedor. O piloto da Honda chegou a andar no primeiro posto nos dois primeiros pontos intermédios, mas na restante tirada caiu para o quarto posto. Mário Patrão, outro português presente, acabou no 16º posto na etapa, a 22 minutos e 14 segundos do vencedor.

Na geral, Coma comanda, com mais de 38 minutos de vantagem sobre sobre Barreda Bort, e uma hora e 27 minutos sobre Jordi Villadoms. Hélder Rodrigues é o oitavo, a duas horas e doze minutos, mas têm Després no seu encalço, a pouco mais de seis minutos, enquanto que a diferença que ele têm para o sétimo posto, ocupado pelo polaco Kuba Przygonski, é de seis minutos.

Nos automóveis, também foi o dia de estreia em termos de vencedores neste rali: trata-se do qatari Nasser Al Attiyah, que venceu a etapa em menos de três horas, com cerca de um minuto e doze segundos de avanço sobre Stephane Peterhansel. Em terceiro, chegou Carlos Sainz, a dois minutos e 36 segundos. Orlando Terranova foi o quarto e Nani Roma, o líder da geral, chegou ao final da etapa no sexto posto.

Na geral, Roma lidera com um avanço de 23 minutos sobre Stephane Peterhansel, com o sul-africano Giniel de Villiers no terceiro posto, a 48 minutos do primeiro posto. A próxima etapa é em terras chilenas, entre Calama e Iquique. 

Sem comentários: