sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Noticias: Lotus apresenta inesperadamente o E22, Boullier sai da equipa

Está a ser uma sexta-feira muito agitada na Formula 1. Depois da McLaren ter apresentado o seu MP4-29 em Woking, com Jenson Button e Kevin Magnussen, a Lotus apresentou inesperadamente o E22, o seu novo bólido para a temporada de 2014, numa altura extraordináriamente agitada para os lados de Enstone. Já não bastava a sangria de engenheiros, soube-se esta sexta-feira que Eric Boullier, o chefe principal, saiu da equipa e poderá rumar para a McLaren. No seu lugar, entra Gerard Lopez, o dono da Genii.

Vamos enfrentar o que promete ser uma entusiasmante época de 2014 com um monolugar inovador, novos parceiros e uma nova estrutura de gestão. Alcançámos ótimas coisas no passado e temos que continuar assim. Agradecemos ao Eric todo o seu trabalho duro nos últimos quatro anos”. O novo chefe de equipa da Lotus mostrou-se ainda otimista em continuar como uma das principais formações, dizendo que “podemos continuar a lutar como uma das equipas de topo nas próximas épocas”.

Quanto à saída de Boullier da equipa, esta foi justificada através de um comunicado oficial: “Para seguirmos fortalecendo nossa estrutura administrativa e aumentar ainda mais o papel da Genii na equipa e reduzir a diferença entre as atividades estratégicas, comerciais e esportivas, a Lotus está feliz em anunciar que seu coproprietário, Gerard López, vai combinar sua posição no conselho com o papel de chefe de equipa com efeito imediato”, declarou.

O que se fala nos bastidores é que as dividas que a Genii tinha com as várias pessoas que faziam parte do plantel - apesar de terem sido saldadas até ao final do ano - mais o facto de Bouller ser contra a entrada de Pastor Maldonado na equipa - tinha uma preferência pessoal para Nico Hulkenberg - conduziram à sua saída. E fala-se também que devido à sangria que a equipa sofre neste momento, as coisas poderão se reduzir ao recurso à subcontratação a outras empresas da área.

Quanto ao carro, a grande novidade é o seu bico, que têm dois apoios laterais, deixando um espaço no seu centro, fazendo de forma diferente aos outros carros, como a Williams e a McLaren, que têm um nariz mais pequeno ao centro. Apesar da apresentação, é sabido que a Lotus não participará nos testes de Jerez de la Frontera, marcados para começar no dia 28 deste mês.

Mesmo assim, a marca injeta confiança, especialmente na apresentação de novos parceiros, como a russa Yotaphone: “A equipa vai anunciar a chegada de novos parceiros comerciais e patrocinadores quando apresentar o carro de 2014, o E22, no início do primeiro teste da pré-temporada no Bahrein em fevereiro”, escreveu a Lotus. “A equipa também vai confirmar sua estrutura organizacional para 2014 antes deste teste. A direção da equipa, o carro e o portfólio de parceiros vão ilustrar a vontade e o desejo de continuar sua busca para se tornar um das equipas mais fortes da Formula 1 em todos os sentidos”, completou.

Sem comentários: