sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Os números dos pilotos: a lista definitiva

Com o passar dos dias, os pilotos anunciam à FIA e ao mundo quais serão os números que irão usar a partir da temporada de 2014. Através do Twitter, a esmagadora maioria dos pilotos já anunciou que fez as suas escolhas, e esta tarde, a FIA colocou a lista definitiva, com Max Chilton ainda a não anunciar qual vai ser o seu número, e a Caterham ainda não divulgou qual vai ser a sua dupla de pilotos para a temporada de 2014.

Eis a lista:

1 (5) - Sebastian Vettel (Red Bull)
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull)
6 - Nico Rosberg (Mercedes)
7 - Kimi Raikkonen (Ferrari)
8 - Romain Grosjean (Lotus-Renault)
11 - Sergio Perez (Force India)
13 - Pastor Maldonado (Lotus-Renault)
14 - Fernando Alonso (Ferrari)
17 - Jules Bianchi (Marussia)
19 - Felipe Massa (Williams)
20 - Kevin Magnussen (McLaren)
21 - Esteban Gutierrez (Sauber)
22 - Jenson Button (McLaren)
25 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)
26 - Daniil Kyvat (Toro Rosso)
27 - Nico Hulkenberg (Force India)
44 - Lewis Hamilton (Mercedes)
77 - Valtteri Bottas (Williams)
99 - Adrian Sutil (Sauber)

A escolha de Magnussen e Button não é inocente: são os numeros que usaram quando venceram os seus campeonatos. No caso do britânico, foi o numero que usou quando estava na Brawn GP em 2009, quando foi campeão do mundo, e no caso de Magnussen, era o numero que usou em 2013 quando foi campeão da Formula Renault 3.5, contra Stoffel Vandoorne e António Félix da Costa.

Já Nico Rosberg decidiu honrar a herança paterna, já que era o numero que o seu pai Keke Rosberg usou em 1982, quando se tornou campeão do mundo. Interessante a escolha de Pastor Maldonado. Isto significará que o numero 13 está de volta, mais de trinta anos após ter sido usado pela última vez, pela piloto Divina Galica, em 1976. 

Surpreendente é a escolha do numero 27: quando todos pensavam que iria cair nas mãos de Jules Bianchi, pela sua ligação à Ferrari, acabou por ser o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, a ser o escolhido. O francês acabará por andar com o numero 17. Lewis Hamilton decidiu ficar com o 44, enquanto que o 77 de Bottas tem a ver com o seu apelido e a capacidade de ganhar mais alguns trocados com o "merchandising"...

Post-Scriptum: Acabo de saber que Sebastian Vettel vai ficar com o numero 5 nos anos em que não andará com o numero 1. Boa escolha.

1 comentário:

Claudio Farias disse...

Se é que vai haver algum ano em que o Vettel nao vai usar o 1.