sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rumor do Dia: FIA pode adiar o anuncio de novas equipas

Em principio, será hoje que a FIA anunciará quem poderá ser o - ou os - escolhidos para entrar na Formula 1 na temporada de 2015. Mas a revista alemã "Auto Motor und Sport" fala hoje que a decisão poderá ter sido adiada por parte da entidade máxima do automobilismo pelo facto dos detentores dos direitos comerciais da Formula 1 não terem olhado com detalhe os projetos comerciais das equipas concorrentes.

Segundo se fala por aí, os projetos são três: o americano Gene Haas, romeno-alemão Colin Kolles - e o governo romeno - e Zoran Stefanovic. Mas os dois primeiros projetos são bem mais sólidos e mais crediveis do que o último. E do lado de Kolles, o interessante é contado hoje pelo Joe Saward, que afirma que uma delegação do governo romeno está em Paris, junto da sede da FIA, para convencer Jean Todt das intenções deste projeto. Essa delegação seria liderada pelo Ministro do Desporto, Nicola Banicioiu, que antes disso foi a Genebra, falar com Bernard Niclot e Charlie Whitting, responsáveis da FIA relacionados com a logistica.

Aparentemente, a parte de Kolles neste projeto têm a ver com a utilização das instalações da Kodewa, na Alemanha, e a utilização dos motores Renault, já que uma das subsidiárias da marca francesa é a Dacia, que foi fundada e é fabricada em paragens romenas. Logo, ter o logotipo da Dacia seria um bom chamativo.

Contudo, pelos vistos, caso a noticia do adiamento seja confirmado, isso significara que a ideia de ter novas equipas na temporada de 2015 poderá ser adiado para a temporada seguinte, pois a partir de agora, restariam cerca de dez meses até colocar um projeto viável de pé, daí este dia ser decisivo para todo e qualquer projeto. Jean Todt poderá ter a resposta na mão, mas é bem provavel que a ideia de alargamento tenha de calhar noutras calendas...

Sem comentários: