quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rumor do dia: Oliver Quesnel a caminho da Lotus?

Digamos que o rumor não é de ontem, já tem umas semanas, para ser honesto. Só que também se falava da hipótese de Martin Withmarsh tentar a sua sorte na Lotus-Renault, e era uma ideia plausível. Mas esta terça-feira, o Joe Saward fala nessa hipótese, logo, podemos acreditar que este rumor têm plausibilidade.

Aos 63 anos de idade, Olivier Quesnel está neste momento a fazer trabalho de consultadoria na JN Racing, que colabora com a OAK Racing para construir carros da Endurance, depois de ter saído da Peugeot em 2012, findo o seu envolvimento na Endurance, após a casa-mãe ter decidido fechar a torneira, após os largos prejuízos que teve em termos de vendas de automóveis. A ser verdade, isto significará que poderá ser um francês a substituir outro francês, Eric Boullier, que saiu no inicio do ano para rumar à McLaren para ser o seu diretor, no lugar de Martin Withmarsh.

Neste momento, o lugar de Boullier é ocupado provisóriamente por Gerard Lopez, da Genii Capital.

A carreira de Quesnel comoeçou em 1966, sendo primeiro navegador, e depois piloto de competição. No inicio dos anos 70 encerrou a sua carreira para ajudar o seu compatriota Patrick Tambay e em 1978, foi para a Simca para cuidar da sua equipa de corridas, para dois anos depois, esta se ter unido à Peugeot Sport, comandada então por Jean Todt. Ficou por lá até 1984, altura em que foi trabalhar num negócio de manutenção de automóveis chamado Metal 5. Lá ficou até 1992, ao mesmo tempo que ajudava no grupo empresarial Michel Hommell, que tinha publicações na área desportiva. Depois, em 1993, ajudou a criar a marca de automóveis Hommell, na Bretanha, que fabricou mais de 300 exemplares antes de fechar, em 2003.

A partir daí, foi recrutado para a Citroen, no intuito de substituir Guy frequin, que se retirava de cena, mas cedo foi recrutado pela Peugeot para ajudar na sua aventura em Le Mans, onde alcançou a vitória na edição de 2009, ao mesmo tempo que na marca do "double chevron", vencia os títulos de pilotos e construtores, graças a Sebastien Löeb.

Sem comentários: