sábado, 29 de março de 2014

A mais recente polémica do Top Gear

Top Gear é o Top Gear. Provavelmente um dos programas mais carismáticos da cadeia de televisão BBC, já leva doze anos de emissões no seu atual formato, pois as suas origens remontam a 1977. Os seus apresentadores, Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, são conhecidos por todos os "petrolheads" espalhados pelo mundo, e Clarkson é conhecido por às vezes ser politicamente incorreto, pois ele é politicamente de direita e conservador - por exemplo, esteve no funeral de Margaret Thatcher, no ano passado.

E ao longo destes doze anos de programa, o Top Gear teve a sua quota parte de polémicas, muitas delas com Clarkson como protagonista. A mais recente têm a ver com a passagem dos três pela Birmânia e Tailândia, onde foram construir uma ponte de bambu naquele que deveria ser o Rio Kwai, recriando aquilo que os prisioneiros de guerra britânicos, australianos e holandeses fizeram na II Guerra Mundial, que foi uma ponte para os japoneses, ao custo de quase cem mil vidas.

Ora, duas semanas dpeois da emissão do programa, soube hoje pelo Jalopnik que uma atriz anglo-indiana (e com raízes goesas) Somi Guha, também conhecida como Somi de Souza, está a processar o Top Gear e a BBC com um objetivo único: cancelar o programa. A razão tem a ver com um comentário racista aos asiáticos do sul feito durante o programa. Ela instruiu os seus advogados para que colocassem a cadeia de televisão em tribunal por "discriminação feita por um organismo público", e quer que esta pague um milhão de libras, mais uma desculpa pública e o cancelamento do programa.

O tal momento que causou toda esta polémica têm a ver com este pedaço de diálogo, onde ambos falam da ponte concluida, e passa uma habitante local por ela (que coloco aqui em inglês):

"Clarkson: That is a proud moment. But, there's a slope on it. 
Hammond: You're right, it's definitely higher on that side."

"Slope" significa "encosta", mas na Asia do Sul, que compreende o território da India, Bangladesh, Birmânia, Malásia, etc, era um termo usado nos tempos coloniais para designar os asiáticos do sul. E ela (parece que só ela) notou que essa palavra têm outro significado. E para mim, que já viu este episódio, a unica coisa que vi naquele monento era uma ponta com um lado mais inclinado do que outro. Claro, Clarkson não é inocente - sempre falou mal de todos os tipos de estrangeiros, mas nada que fosse totalmente ofensivo. Pior foi quando naquele episódio dos camiões, ele disse que todos os camionistas matavam prostitutas. Isso é que é ofensivo!

Enfim, veremos quais serão os próximos episódios, pois creio que isto pode não ficar por aqui.

3 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Fui consultar a filmografia da moçoila (http://www.imdb.com/name/nm1934291), e constatei que ela anda precisando aparecer.

Speeder76 disse...

Ahhh... já suspeitava.

Unknown disse...

Bacana o texto, mas do Clarkson, ele é de direita e conservador e o único exemplo a respeito disso que você tem é ele ter ido a um funeral, ficou meio pobre essa parte do texto.