sexta-feira, 4 de abril de 2014

Noticias: Schumacher está "em processo de consciência e despertar"

Sabine Kehm anunciou esta sexta-feira que Michael Schumacher está em processo de despertar do seu coma, mais de três meses após o seu acidente de ski, na estância turistica de Méribel, nos Alpes franceses. No comunicado oficial divulgado esta sexta-feira, pode-se ler que “o Michael está a progredir. Mostra sinais de consciência e despertar. Estamos do seu lado durante esta longa e difícil luta, juntamente à equipa do hospital de Grenoble, e mantemo-nos confiantes”. O comunicado agradeceu ainda a simpatia de todos, mas pediu novamente para “perceber que não queremos entrar em detalhes. Isto é necessário para proteger a privacidade do Michael e da sua família, e permitir à equipa médica trabalhar com calma”, concluiu.

As noticias sobre o seu lento despertar causaram reações de pessoas que têm acompanhado o caso, como o Dr. Gary Hartstein, que esta manhã, no seu blog pessoal, considerou estas noticias como "muito positivas".  

"Despertar sem consciência é a definição de um estado vegetativo. Os olhos estão abertos, mas não há nenhuma interação com o ambiente à volta. Se Sabine tivesse "apenas" dito que Michael estava com sinais de vigília, isso significaria que ele não está em coma. Isso por si só é uma visão "melhor" do que um coma persistente, não apenas em termos de expectativa de vida, mas em termos de as chances de melhoras neurológicas.

Mas Sabine tem também nos disse que Michael está mostrar sinais de consciência. De facto, o cérebro é um órgão incrível. E Michael é um homem notável. O que esta consciência indica? Tratam-se de episódios de interação clara e proposital com o meio ambiente, e/ou sinais claros de consciência de si, mesmo que estes sinais não estejam constantemente presentes. Por exemplo, se Michael sorri quando um membro da sua comitiva fala com ele - de forma reprodutível e consistente em pelo menos algumas ocasiões. Ou seguir as pessoas com os seus olhos. Ou tentando se comunicar ou obedecer a comandos simples. Qualquer destes sinais objetivos de contato entre o "fora" e "dentro ", isso, então, seria um estado minimamente consciente. E essa é a melhor notícia que poderia receber no momento.

Por quê? Por causa do que ela significa para todos - o próprio Michael , seus entes queridos, e seus fãs. Isso significa que Michael pode muito bem ver, ouvir e sentir o amor que está ao seu redor. Que ele está, de um modo muito real, AQUI. Isso significa que sua expectativa de vida já melhorou de forma muito significativa. E por fim, mas talvez o mais importante, ela abre uma possibilidade muito real para melhorar ainda mais. Isto significa gastar mais tempo " em contato" com o mundo à sua volta, e também a melhoria da qualidade da interação. Como isto é incrivelmente positivo!", comentou.

Contudo, não querendo estragar a festa, há algo que têm de ser dito. Mesmo que Schumacher volte a ter consciência total, a possibilidade de sequelas continua a ser muito forte. Hartstein fala que ele vai ter de passar por muita reabilitação - nada que esteja habituado - e nada garante que ele volte a ser como era dantes. Mas como ele mesmo disse, isto são excelentes noticias.

1 comentário:

Unknown disse...

Passei há 3 anos por algo de semelhante, portanto sei o que significa o "despertar do coma". Não tive foi o brutal choque com a cabeça como o M.S. e é neste campo, principalmente, que teremos de aguardar por mais notícias que nos permitam ter uma noção mais aprofundada de como ele terá ficado da cabeça. Como - por analogia comigo - M.S. deve ter ficado sem todo o tecido muscular durante este tempo de coma, sei bem como estará a passar e o que deverá sentir. Desejo-lhe do meu coração as melhoras e tudo de bom para o seu futuro, a si e aos seus.