quinta-feira, 8 de maio de 2014

Noticias: Jacques Villeneuve Sr. batalha contra um cancro

No dia em que lembramos Gilles Villeneuve, um dos meus amigos "petrolheads" na Net, o Tonu Altmae, disse que o seu irmão, Jacques Villeneuve Sr., ou "Oncle Jacques", está a sofrer de um cancro nos intestinos em estado avançado. Segundo o jornal "Montreal Gazette", o ex-piloto de 60 anos recebeu a noticia no inicio do mês, depois de se ter queixado de constantes dores no estômago. Segundo ele, o cancro está em estado avançado, e a recuperação poderá ser complicada.

Nascido a 4 de novembro de 1953 em Berthierville, o irmão mais novo de Gilles Villeneuve tentou seguir os seus passos. Foi bem sucedido nos "snowmobiles" e depois passou para os automóveis, onde foi bicampeão da formula Atlantic em 1980 e 1981. Foi nessa altura em que teve um convite para guar um Formula 1, ao serviço da Arrows. Mas não conseguiu mais do que duas não-qualificações. Voltaria em 1983 para tentar a sua sorte a bordo de um chassis RAM, mas de novo, sem sucesso.

No ano a seguir, dedicou-se à Can-Am e uma passagem fugaz pela CART, e em 1983, vence a Can-Am. Dedica-se à CART, onde conseguiu uma pole-position e alguns bons resultados, terminando a temporada no 16º posto da classificação. No ano seguinte, faz noticia ao ser o primeiro canadiano a vencer uma prova da CART, em Road America. Para além disso, consegue mais um pódio, um terceiro lugar, e termina a temporada no oitavo posto, com 54 pontos. Depois de uma temporada de 1986 mais modesta, dedicou-se mais aos "snowmobiles" e aos barcos a motor, competindo até recentemente, apesar de dois graves acidentes em 2008 e 2013, este último que fez com que terminasse definitivamente a sua carreira.

Em 2001, acompanhou o seu irmão quando foi nomeado para o Canadian Motorsports Hall of Fame.

Sem comentários: