segunda-feira, 12 de maio de 2014

Uma vitória com significado

Dean Stoneman venceu este domingo a segunda corrida da GP3 em Barcelona. Para quem ouviu este nome só agora, pode não significar nada, mas quem conhece este piloto há muito mais tempo, sabe que este britânico de 23 anos deve ter comemorado ontem uma das vitórias mais saborosas da sua carreira. É que este piloto, campeão da Formula 2 em 2010, esteve fora das pistas por dois anos para curar um cancro testicular, algo que trinta e cinco anos antes, matou outro automobilista, o sueco Gunnar Nilsson.

No inicio de 2011, depois de Stoneman ter vencido a competição e ter ganho o direito a testar um Williams de Formula 1, com bons resultados, detectaram-lhe um cancro, que "congelou" a sua carreira. Na altura, todos confiavam que o tratamento que iria efetuar o colocaria bom e o regresso às pistas seria breve. "Os especialistas fizeram o diagnostico precoce e estamos confiantes de que ele vai fazer uma recuperação completa, com tratamennto programado para começar de imediato", começava por dizer na altura o comunicado oficial no sitio do piloto. "Dean está determinado a vencer a doença e já está se inspirando em heróis desportivos como Lance Armstrong, para voltar às pistas o mais rápido possível", concluiu.

Na altura, Stoneman estava escalado para correr na Lotus Junior Team da World Series by Renault, ao lado de Daniel Ricciardo, mas esses planos foram deitados fora em detrimento da sua saúde. A batalha durou cerca de dois anos, até que os médicos pudessem dar "luz verde". Em 2013, ele regressou aos monolugares, primeiro ao volante de um Porsche, no Carrera Cup britânico, vencendo cinco corridas, e no final do ano, na GP3 da Koiranen Bros, conseguindo um segundo lugar em Abu Dhabi.

Na altura, escrevi isto: "Resta saber se ainda vai a tempo de vos mais altos, como a Formula 1. Mas é bom saber que superou aquela que foi a mais difícil competição da sua vida. Certamente que regressará com mais força e confiança." Pois bem, parece que está realmente de volta. A vitória na segunda corrida de Barcelona, depois de um sétimo posto na primeira corrida, demonstra que a sua vida deu um circulo completo. E provavelmente deverá ter sido das mais saborosas de todas. Mas acho que seria ainda mais ótimo se voltasse a trilhar o caminho para a Formula 1. 

Acho que seria uma excelente recompensa por tudo o que passou.

1 comentário:

Lim Mesquita Campos disse...

2011... Até deu pra esquecer que Lance Armstrong já foi um exemplo de superação.