segunda-feira, 12 de maio de 2014

WRC 2014 - Rali da Argentina (Final)

Os Volkswagen venceram na Argentina, mas ao contrário do habitual, quem esteve no lugar mais alto do pódio foi Jari-Matti Latvala. Sem cometer erros nas longas classificativas portenhas, aproveitou as dificuldades que Sebastien Ogier teve no segundo dia do rali para abrir uma vantagem que se tornou decisivo para alcançar a sua segunda vitória do ano no Mundial WRC, e mantendo o monopólio da marca de Wolfsburgo no Mundial de 2014.

Este último dia de rali não teve história, pois Ogier abdicou da vitória, mas o Power Stage representou outra coisa, pois aí, ele foi ao ataque para alcançar os três pontos da vitória, e conseguiu. Com isto, saiu da Vila Carlos Paz com uma vantagem de 24 pontos sobre o seu companheiro de equipa, que conseguiu o terceiro melhor tempo e um ponto na Power Stage.

Depois da dobradinha da marca alemã, o último lugar do pódio ficou para Kris Meeke, que aguentou os ataques de Anders Mikkelsen e evitar um monopólio da marca alemã. Mas o norueguês teve um bom motivo para se ficar com o quarto posto: no final, começou por ter problemas no alternador e o melhor seria acabar o rali e recolher os 12 pontos necessários para o campeonato.

Thierry Neuville foi o quinto e o melhor representante da Hyundai, que apesar de ter voltado em modo "Rally2", até é um bom resultado, dado o estado de desenvolvimento do carro coreano. A seguir veio Robert Kubica, que neste rali decidiu mudar o "chip" e correr com o intuito de preservar o carro e manter-se na estrada. Isto resultou num sexto posto o e facto de ter saído vencedor do duelo com Elfyn Evans. E foi também o melhor dos Ford neste rali, na frente de Evans e Martin Prokop, o oitavo classificado.

Miko Hirvonen foi o nono, mas foi o grande destaque deste dia final, vencendo três das quatro classificativas existentes. É certo que nesta altura, todos tinham levantado o pé, mas o finlandês da Ford deu o seu melhor e viu-se recompensado com dois pontos. E a fechar, o qatari Nasser Al-Attiyah conseguiu o ponto que faltava.

Agora, máquinas e pilotos voltam à ação no mês que vêm, em terras da Sardenha.

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