quinta-feira, 29 de maio de 2014

Youtube Automobile Presentation: o carro sem volante da Google


Já se fala há muito tempo disto, mas esta quarta-feira deu-se o primeiro grande passo da Google de fazer os carros automáticos, sem volante, comandados com base em sensores, que impedem de atropelar pessoas e bater noutros carros.

De tamanho pequeno e aspecto simplista, sem luxos (e sem volante, acelerador e travões), o carro têm dois lugares e pode ir a uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora, com um software que permite ser possível detectar em simultâneo centenas de objectos-peões distintos, autocarros, sinais de stop usados por polícias de trânsito, ou um ciclista que avisa que vai realizar uma possível viragem.

E para mostrar a capacidade de condução sem condutor e incidentes, o Google colocou um dos seus carros de teste para se aventurar no trânsito das ruas de Mountain View, cidade que serve de morada à empresa na Califórnia.

Os veículos serão muito básicos”, sublinha Chris Urmson, o director do projecto, “mas levam-nos até onde queremos pressionando um botão. E isso é um passo importante para melhorar a segurança nas estradas e transformar a mobilidade de milhões de pessoas”, acrescenta. 

No final, eles pretendem construir cem protótipos funcionais e testá-los ao longo deste verão. Veremos no que isto poderá dar, mas a ideia de revolução na mobilidade urbana poderá ser uma realidade num espaço relativamente próximo...

Sem comentários: