quinta-feira, 12 de junho de 2014

Kyalami, entre o velho e o novo


Estas imagens, mandadas pelo Pedro Costa (que tinha o blog Mania dos Carrinhos) são verdadeiramente raras. São de 1988, quando estavam a remodelar e reconstruir o circuito de Kyalami. Aqui se pode ver e perceber como é que construíram o novo circuito, aproveitando partes do antigo, e pode-se também ver o que fizeram às partes antigas, antes de estas serem reconvertidas para as habitações que existem agora.

Confesso que tenho algum fascínio por esse circuito nos arredores de Joanesburgo, construído em 1961 e que acolheu o Grande Prémio da África do Sul de 1966 a 1985, em pleno período do "apartheid" e onde simbolizou a quebra do boicote desportivo feito pelas outras modalidades. Um circuito pequeno e rápido, que decidiu campeonatos, coroou vencedores, e foi palco de duas tragédias, com as mortes de Peter Revson (1974) e de Tom Pryce (1977)

Curiosamente, os locais dos seus acidentes mortais ficaram no circuito antigo do qual não existe mais, como sabem. Logo, questiono se os moradores do condomínio fechado existente por lá não serão incomodados pelos fantasmas desses dois pilotos...

2 comentários:

Rafael Schelb disse...

Sensacionais a imagens. Pena que o traçado atual não chega nem perto de ser tão bom quanto o antigo...

Elton Santos disse...

Acho que, assim como aconteceu com Interlagos, destruíram grande parte da história do circuito com a reforma, ainda assim, gostaria de ver Kyalami novamente na F1.