quarta-feira, 4 de junho de 2014

No Nobres do Grid deste mês...

(...) Na volta anterior ao despiste, McDonald tinha passado cinco carros, um deles o de Rutheford. Ao vê-lo a tentar guiar o carro, disse: "Uau! Este tipo ou vai a caminho da vitória ou do desastre". Depois soube-se que o carro nunca tinha sido testado em condições de tanque cheio, pois o seu proprietário estava focado na velocidade de ponta. E para piorar as coisas, descobriu-se que os depósitos de gasolina do carro estavam precisamente no lado esquerdo do carro, e protegidos apenas com fibra de vidro e alumínio. E foi nesse lado esquerdo que foi atingido no primeiro impacto contra o muro interno da pista.

Rutheford, na altura com 26 anos e no começo da sua carreira, ainda se recorda do acidente, meio século depois: "Foi como tivessem colocado uma cortina preta do outro lado da pista”, começa por contar, (...) "Eu vi um ‘flash’ de um carro vermelho e ele explodiu. Eddie (Sachs) estava bem na minha frente e eu pisava duro nos freios. Ele (Sachs) desviou um pouco para a esquerda e vi dois tubos de escape (McDonald) a destacarem-se das chamas, assim, eu virei à direita. Acabei por subir pelo carro do Eddie e acabei em cima do muro", (...)

Outro dos pilotos envolvidos e futuro vencedor das 500 Milhas, Bobby Unser, descreveu a maneira como se safou de uma morte certa naquele dia: "Eu não conseguia ver nada, apenas fogo e fumo, então eu só carreguei no acelerador, porque eu não queria ficar parado no meio dessa bagunça. Fechei os olhos e esperei pelo melhor." 

Unser acabou por bater na traseira de Ronnie Duman, empurrando ambos os carros longe dos carros em chamas de McDonald e Sachs, onde ele deslizou para trás contra a parede interior em chamas. Então o Novi bateu Watson roadster de Rutherford com ambos os carros a arrastar-se na pista, mas fora daquele purgatório. Ambos acabaram com ferimentos leves, mas não prosseguiram a corrida. Rutheford, pouco depois, reparou num objeto brilhante na sua panela de escape. Era um colar com um limão como amuleto e estava no pescoço de Eddie Sachs. (...)

No passado dia 30 de maio, passaram cinquenta anos desde o trágico acidente na partida das 500 Milhas de Indianápolis de 1964, que tirou a vida a dois pilotos e bem poderia ter tirado a vida de mais dois que acabarm por ter longas e ricas carreiras, só com esses dois a conseguirem seis vitórias no "Brickyard".

A história completa podem lê-la no site Nobres do Grid, que podem ir através deste link.

Sem comentários: