quinta-feira, 31 de julho de 2014

A equipa de ciclismo de Ukyo Katayama

Se acham que Fernando Alonso é o único piloto que anda a pensar em ter uma equipa de ciclismo, posso dizer que há um ex-piloto de Formula 1 que decidiu passar das palavras aos atos. E por estes dias, ele e a sua equipa estão em Portugal para acompanhar os seus feitos na mais importante prova de ciclismo, a Volta a Portugal. E esse senhor é o japonês Ukyo Katayama.

Quem conhece mais ou menos a sua vida e a sua carreira, sabe que Katayama, agora com 51 anos, já fez de tudo depois da sua passagem pela Formula 1, entre 1992 e 1997, em equipas como a Larrousse, Tyrrell e Minardi. Para além de correr nas 24 Horas de Le Mans pela Toyota - e quase venceu em 1999 - já escalou o Everest, quase morreu ao escalar o Monte Fuji, e agora têm uma equipa de ciclismo. Desde 2012 que apoia do "Team Ukyo", que providencia experiência aos ciclistas do seu país, e este ano escolheu a Volta a Portugal para mais uma etapa da sua internacionalização.

E claro, não têm grandes memorias do nosso país: «Não tenho boas memórias de Portugal, sabe?», começa por contar hoje ao jornal português "A Bola". «Em 1985 (sic), sofri, no Estoril, o acidente mais aparatoso na Formula 1. O Tyrrell capotou e assustei-me a sério. Mas é um prazer estar de volta.», continuou o "orgulhoso" dono do Team Ukyo, que afirma ter feito este "investimento" por "prazer".

«Estava farto de estar bem (risos), assim, dou um contributo aos jovens, e num desporto mais verde. Oxalá muitos pilotos sigam o exemplo, sei que o Fernando Alonso está a pensar imitar-me e ter uma equipa. Aconselho-o vivamente!», concluiu.

Veremos os resultados da equipa por estas bandas.

Sem comentários: