sexta-feira, 25 de julho de 2014

Noticias: Azerbeijão na Formula 1 em 2016

O governo azeri e Bernie Ecclestone anunciaram esta sexta-feira que a partir de 2016, irá haver uma corrida de Formula 1 nas ruas de Baku, sob o nome de "GP da Europa". O anuncio é feito um dia depois de se ter confirmado o GP do México para a temporada de 2015.

O patrão da Formula 1 explicou na sessão de apresentação que “estamos muito contentes por Baku se juntar à família da Formula 1. Será uma corrida citadina, que passará por pontos interessantes e pitorescos de Baku. O evento irá cumprir os atuais critérios da Formula 1”. Da parte do Azerbaijão, o Ministro da Juventude e do Desporto, Azad Rahimov, mostrou-se muito satisfeito por esta confirmação, referindo que “o Azerbaijão é um país europeu moderno que estabeleceu uma reputação como centro de excelência desportiva. O acordo para trazer a Formula 1 a Baku é um capítulo novo muito interessante no nosso sucesso em curso para atrair os maiores eventos desportivos ao nosso país”.

Independente desde 1991, a antiga republica soviética (cuja principal fonte de riqueza é proveniente do petróleo) não tinha qualquer tradição automobilística até 2011, altura em que recebeu nas ruas da capital, Baku, uma prova de GT3 numa pista desenhada numa das avenidas da cidade. Em 2013, abrigou a prova decisiva do Mundial de G, e satisfeito com os resultados, decidiu investir a fundo para poder receber a Formula 1, que conseguiu agora.

Sem comentários: