domingo, 3 de agosto de 2014

WRC 2014 - Rali da Finlândia (Final)

Foi apertado, mas foi. Jari-Matti Latvala conseguiu aguentar a pressão de Sebastien Ogier e vencer pela segunda vez na sua carreira o Rali da Finlândia, com uma diferença de 3,6 segundos entre ambos os pilotos. Depois de 2010, quando venceu no seu Ford Focus WRC, Latvala voltou a inscrever o seu nome na lista de vencedores daquele que deve ser o rali mais prestigiado do mundo, e desta vez, o seu nome foi sinónimo de vitória e não de derrota.

Uma vitória que o deixou muito feliz: "Tive um 'feeling' fantástico com a nossa pilotagem ao longo de todo o fim-de-semana. Ontem quase perdemos tudo mas conseguimos resolver os problemas e estou mesmo muito, muito contente. Principalmente pelos fãs!", começou por exclamar Latvala.

Mais tarde, no pódio, acrescentou: “Foi tão difícil alcançar esta vitória. Tive um sentimento fantástico com a pilotagem, mas quando tive o problema de travões ontem, fiquei numa posição difícil. Estava tão perto de perder a vitória, mas lutei contra isso. Estava nervoso hoje, mas consegui segurá-la”, afirmou o piloto da Volkswagen.

Sabia-se que a etapa final seria curta, mas a diferença entre ambos era apenas de 3,4 segundos, mais do que suficiente para um "golpe de teatro" tão perto da meta. O "taco-a-taco" continuou, mas no final, foi Latvala que pôde comemorar esta vitória em casa.

Atrás dois dois Volkswagen, as coisas ficaram mais ou menos na mesma: Kris Meeke conseguiu fechar o pódio com o seu Citroen DS3 WRC, com uma distância confortável sobre Anders Mikkelsen, no terceiro Volkswagen, enquanto que no quinto posto ficou o melhor Ford, o de Mikko Hirvonen. Houve troca nos Hyundai, quando Haydon Paddon ficou sem a direção assistida do seu carro, deixando passar Juho Hanninen e o Ford de Elfyn Evans, caindo assim para o oitavo posto. Para fechar o "top ten" ficaram o Ford de Henning Solberg e o carro do estónio Karl Kruuda, o melhor dos WRC2.

Em termos de campeonato, Sébastien Ogier continua a ser o líder, com 184 pontos, 44 de vantagem sobre Latvala - que têm 141 - enquanto Andreas Mikkelsen ocupa o terceiro posto, com 98 pontos. A próxima prova do Mundial WRC terá lugar na Alemanha, entre os dias 21 e 24 de Agosto.

Sem comentários: