quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A entrevista a Jean Todt sobre a competição elétrica

Na semana em que vai começar a Formula E, a nova competição automobilística movida a energia elétrica, o presidente da FIA, Jean Todt também falou sobre a competição. Numa entrevista feita ao jornalista Tim Biesbrouck, e publicada no passado sábado ao site Electric Autosport, Todt falou sobre o significado desta competição e a sua visão para o futuro do automobilismo e dos automóveis elétricos. E disse que estará presente em Pequim para assistir à corrida.

1 - Você pode explicar a inspiração por trás a criação de um campeonato totalmente elétrico? 

O mundo está a mudar e como somos a entidade máxima do automobilismo, temos a responsabilidade de acompanhar essas mudanças. A ligação entre a mobilidade diária e corridas é muito importante. 

Eu pensei que era importante ter uma visão de uma nova tecnologia para o desenvolvimento da indústria do automobilismo e é por isso que nós mudamos as regras na Fórmula 1, é por isso que apoiamos novos regulamentos no Campeonato Mundial de Endurance. E então veio a ideia de fazer um campeonato emblemático específico com tecnologia elétrica. Um monte de pessoas estavam entusiasmadas com essa ideia. 

Para mim, o carro elétrico é realmente o futuro na mobilidade urbana. E é por isso que começamos com corridas nos centros das cidades um pouco por todo o mundo. É uma nova abordagem, é um novo produto. 

Alejandro Agag é uma pessoa muito entusiasta, dinâmica, e tem uma boa rede de contactos, de modo que ele se tornou no promotor ideal, e foi assim que tudo começou. Em qualquer lugar onde eu vou as pessoas falam comigo sobre Formula E com grande entusiasmo e grande empenho também. Você pode ver as cidades que estão comprometidas e é simplesmente incrível e aqueles que estão demonstrando um interesse também são surpreendentes. Em cada categoria: Mídia, novas mídias, TV, patrocinadores, cidades, equipes, fabricantes, fornecedores, todo mundo está muito animado sobre isso. 

Mas tudo isto acontece antes do exame. O exame será a primeira corrida em Pequim. Temos vindo a criar expectativas muito altas e na vida, se você criar expectativas, não pode decepcionar as pessoas. Então é aí que estamos.

2 - Como você vai saber se o evento de Pequim é um sucesso? 

Eu só posso falar consigo sobre as expectativas. Sobre o "sucesso garantido" não posso. Precisamos ver a primeira corrida. Eu vou estar em Pequim e espero ver uma multidão entusiasmada de fãs e uma corrida emocionante na pista. 

3 - Onde vê a Formula E daqui a três, cinco e 10 anos?


Fórmula E é apenas o começo, e é necessário examinar cuidadosamente a primeira temporada para ver o que funciona e o que não funciona. Como ele ganhará popularidade e como os aumentos de calendário, novas equipas e novos fabricantes serão fatores cruciais. Acreditamos ter criado uma estrutura para suportar a evolução positiva desta série ao longo de muitos anos, nomeadamente na abertura gradual à competição de outros motores e outros fornecedores de bateria.

4 - Você vê a tecnologia da transferência de Fórmula E para outros campeonatos da FIA? 

Podemos esperar que o desenvolvimento de baterias, a tecnologia do motor e as questões de segurança poderão ser transferidos para outras séries como a F1, o WEC, etc. 

Você sempre aprende de um campeonato para outro. Por exemplo, o que gera neste momento uma série de custos é o desenvolvimento aerodinâmico e na Fórmula E, esta é bastante limitada, o que eu acho que é uma coisa boa, porque em algum momento que você vê o quão complicado é aerodinâmica num carro. Você observa a Fórmula 1 agora mesmo, com todas aquelas pequenas "asinhas" que exigem tantos testes num túnel de vento. Então, eu diria vamos tentar desenvolver o máximo que possa ser transferido para os carros de cidade. 

5 - Como a Formula E irá caber na escada automobilística ou ele fica por conta própria? 

Pode-se dizer que a Formula E é mais uma série independente, em vez de um novo segmento incluído na escada dos monolugares. No entanto, ele consegue criar percursos profissionais abertos para os condutores de várias origens e já atraiu ambos os jovens talentos e pilotos experientes. 


Para mim, é uma categoria de monoposto citadina, do qual estou ansioso para mantê-lo em uma pista própria. E eu acho que o interesse que existe por este desafio é porque faz lembrar um circo. Você vai ter tudo montado em 24 horas. O dia antes da corrida vai ser apenas uma cidade normal, então tudo acontece para a organização da corrida e 24 horas depois, vai ser só uma memória até o próximo ano.

6 - A série tem a capacidade de atingir um público totalmente novo... 

Eu acho que vai ser fascinante de ver. Quando falamos do FanBoost - para levar as pessoas a participar - pode usar o seu iPad, iPhone - é a criação de um vínculo com o fã, a equipa e o piloto. 

7 - Alguns fãs mais "hardcore" das corridas encontram a FanBoost muito controversa. Como você equilibra uma coisa destas contra o verdadeiro elemento esportivo? 


Para cada equipa, cada piloto tem que dar aos seus fãs o máximo de apoio possível, então eu acho que é uma iniciativa fresca e nova, do qual não acho que vai prejudicar o resultado final. Eu realmente espero que seja uma categoria de corrida que permite o contato com os pilotos - as pessoas gostam de ter esse contato. Você vê que em corridas de resistência, onde você tem mais acesso aos pilotos e às equipas, e eu gosto bastante disso, você permitir que as pessoas entrem para tocar no seu herói, para estar mais perto de sua equipa. Então eu acho que cria um vínculo familiar entre os fãs e as equipas.

8 - Há duas mulheres-piloto na série. Isso se encaixa bem com a campanha para ter as mulheres no automobilismo... 

Tendo mulheres envolvidas em qualquer tipo de automobilismo acho ótimo e através da nossa campanha "Mulheres no Automobilismo" estamos incentivando a que mais e mais mulheres se envolvam em todos os níveis dos desportos motorizados. 

9 - A falta de ruído é realmente uma atração para alguns fãs do sexo feminino... 

Será interessante porque, como um concerto musical com entretenimento diferente, eu acho que será um grande desafio. É um novo desporto, um espetáculo esportivo diferente. É como um cocktail. Temos de garantir que todos os ingredientes vão bem juntos e devo dizer que a qualidade do relacionamento entre o promotor, o órgão regulador, e todas as equipas é bastante encorajador.

10 - Outra característica única da série é o plano para deixar um legado duradoiro para trás. Como você se sente sobre isso? 

Ele pode incentivar as pessoas a adotar novas tecnologias. No momento em que tens 75 milhões de carros a serem vendidos a cada ano um pouco por todo o mundo, e apenas um por cento é com a nova energia. É menos de um milhão de carros, mas eu acho que nós podemos desempenhar um papel importante na promoção do uso de carros elétricos nas grandes cidades. 

11 - De que forma a Formula E poderá ajudar na Campanha de Segurança Rodoviária? 

Todas as categorias do automobilismo contribuem para a segurança rodoviária. E ao longo das últimas décadas a comunidade do automobilismo tem feito muito no que diz respeito à segurança e educação rodoviária também. Você não iria entrar num carro de corrida, sem colocar um cinto de segurança, um capacete, de modo que o mesmo se aplica na estrada. 

Para mim, um piloto de corridas tem de ser um embaixador. Ele tem uma voz forte. Se ele diz que nunca vai usar um telefone ou enviar um SMS enquanto ele está a guiar, as pessoas vão ouvir mais do que qualquer outra mensagem institucional. Para a FIA, isto está muito claro. Se um piloto diz que eu vá, tanto quanto eu puder para explorar o limite do meu carro no circuito, mas quando eu me tornar um cidadão normal em estrada, vou respeitar o limite de velocidade, é uma mensagem muito forte. Eles são um herói para os jovens. Para mim, cada campeão tem a responsabilidade de ser um embaixador. 

12 - Você virá a Pequim? 

Sim, tal como todos os membros do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, porque nós vamos ter a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, em Pequim. Para mim, a primeira corrida é uma ocasião muito importante. É um novo campeonato. E nós não fazemos isto muito frequentemente. O último foi o Campeonato Mundial de Endurance, mas esse foi um renascimento. Este é totalmente novo, um campeonato começando do zero. A Fórmula E é um grande passo na história do automobilismo e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Sem comentários: