domingo, 7 de setembro de 2014

Formula 1 2014 - Ronda 13, Itália (Corrida)

Monza é um clássico que todos devem assistir ao vivo, pelo menos uma vez na vida. É onde bate o "cuore" da Ferrari, onde os "tiffosi" vão para celebrar os seus heróis, como costumam fazer no final das corridas, invadindo a pista e celebrando no pódio. Daí que nesta pista, ele tenha a sua posição fora do normal... 

Depois da qualificação do dia anterior, sabia-se que esta seria uma corrida de Mercedes. Com seis carros nos seis primeiros lugares - algo que não se via desde... o GP da Argentina de 1980! - parecia que a corrida iria ser uma longa procissão onde a velocidade iria levar a melhor. No final, apesar do resultado previsível, a corrida foi bem mais emocionante que se esperava, como irão ler nas linhas seguintes.

A corrida começa com Rosberg a largar muito bem... e Hamilton a sair muito mal. Magnussen sai na primeira chicane em segundo, e o inglês da Mercedes é quarto. Mas Bottas largou pior, caindo para o 12º posto, com Massa a ser terceiro, na frente de Hamilton. No final da primeira volta, o alemão tinha aberto uma grande vantagem sobre o segundo posto, enquanto que Massa tentava passar o dinamarquês, enquanto que tentava escapar ao assédio de Hamilton.

Na quinta volta, Magnussen foi superado por Massa e Hamilton, com o dinamarquês a cair para o quarto posto, enquanto que duas voltas mais tarde, Max Chilton acabou a sua corrida na parede devido a uma má abordagem na segunda chicane. E assim, conseguia a sua segunda desistência... da sua carreira.

E na nona volta... Rosberg falha a travagem para a primeira chicane! Apesar de ter perdido apenas 1,6 segundos, foi algo importante, porque diminiuiu a vantagem sobre o seu opositor. E na volta seguinte, Hamilton aproveitou isso quando passou Massa na primeira chicane.

Nas voltas seguintes, a grande novidade foi a subida de Bottas na classificação, chegando ao pé de Kevin Magnussen, no quarto posto. Ao mesmo tempo, os três primeiros começam a afastar-se fortemente. Na volta 19, Vettel é o primeiro a parar nas boxes, a sua única paragem na corrida, e duas voltas depois, o finlandês da Williams chega ao quarto posto.

O pelotão para nas voltas seguintes, mas apenas na volta 24 é que Massa pára. Na volta seguinte, para Nico Rosberg, enquanto que Lewis Hamilton tentava aumentar o seu ritmo para tentar ficar na frente dele. Na volta 26, o inglês vai às boxes, mas o alemão mantêm a liderança. Entretanto, Bottas fez a sua paragem, mas saiu mai e foi engolido pelo pelotão. Ricciardo foi o último a parar, na volta 27.

Na volta 28, Hamilton começa a ganhar tempo a Rosberg e pressiona-o no sentido de ele errar pela segunda vez na primeira chicane. O inglês aproveita o erro e fica com a liderança, e a seguir, começa a abrir vantagem sobre o alemão. A seguir, ouve-se outra ovação, pelas piores razões: Alonso desiste na primeira chicane, por problemas na bomba de água.

Atrás, Bottas e Magnussen lutavam pelo quinto posto, mas numa das disputas, o dinamarquês "empurrou-o" fora da pista. Os comissários decidiram investigar e deram uma penalização de cinco segundos ao dinamarquês, beneficiando o finlandês da Williams. Pouco depois, ele chegou ao quarto lugar, passando Vettel.

E a partir daqui, o interesse foi a luta entre Jenson Button e Sergio Perez, pelo oitavo posto. A luta McLaren-Force India, entre ex-companheiros, fazia com que as pessoas prendessem a respiração sempre que os carros chegavam à chicane ou curvavam nas Lesmos. Quando Button levava a melhor, Perez não desistia e contestava-o. 

Mas na frente, a hierarquia estava estabelecida: Mercedes, Williams e Red Bull. Na volta 44, Ricciardo passava o penalizado Magnussen e era o sexto classificado, e o interesse parecia começar a decair quando o australiano começava a apanhar o alemão. Na volta 48, Ricciardo estava em cima de Vettel e passou-o na travagem para a segunda chicane.

No final, um susto de Daniil Kvyat, quando falhou a travagem na primeira chicane, na penultima volta, mas no final,  Hamilton levou a melhor, com um avanço de quatro segundos sobre Nico Rosberg, enquanto que Felipe Massa fazia uma corrida tranquila e subia ao pódio pela primeira vez nesta temporada, no terceiro lugar, e na frente de Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo acaba em quinto, na frente - mais uma vez - de Sebstian Vettel. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Button, Perez, Raikkonen e Magnussen, mesmo penalizado em cinco segundos pelas suas manobras.

Agora, a Formula 1 faz a sua despedida temporária da Europa, marchando para a Ásia. Vai ver as lizes de Singapura e quando voltar à Europa, será para ver as montanhas brancas do Cáucaso, caso a politica não interfira com os seus planos... 

Sem comentários: