quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os rumores andam doidos

Os rumores, quando o assunto é Fernando Alonso, parece que rebentam a escala. Mas nesse campo, é de simples explicação: a pessoa que está por trás de todas elas é Flavio Briatore, que parece ser feito da mesma massa de Bernie Ecclestone. E de uma certa maneira, poderá fazer sentido.

Vamos explicar: o jornal espanhol "Sport Bild" lançou a ideia de que Fernando Alonso poderá ir para a Lotus, que como sabem, já se chamou Renault, que já têm há algum tempo uma espécie de acordo com a Mercedes para ter motores na próxima temporada. Mas isto poderá correr em paralelo com outro negócio: o da compra da equipa por parte de Lawrence Stroll, que quer comprar uma equipa e está a ser aconselhado por Flávio Briatore nesse sentido. Stroll parecia estar a negociar com a Sauber nesse sentido, mas parece que por estes dias, o interesse esfriou.

A ideia da Lotus até poderá fazer sentido, dado que ela precisa de dinheiro e têm enormes prejuízos. Mas a ir para lá, vai significar que o espanhol vá de cavalo para burro, porque mesmo que tenha motores de primeira linha, têm que lidar com uma "sangria" em termos de pessoal especializado, engenheiros incluídos. É que nos últimos dois anos, muitos dos engenheiros e projetistas da Lotus-Renault foram embora para outras marcas devido a salários em atraso, por exemplo. E nesta temporada, só há dois oitavos lugares, todos por obra de Romain Grosjean.

Indo para a Lotus em 2015, numa equipa que está numa situação critica, não me parece uma boa alternativa para alguém que procura desesperadamente se manter competitivo. E no lado da Ferrari, parece que se procura por um substituto. Segundo conta o jornal "Gazetta dello Sport", Marco Mattiacci procurou por Sebastian Vettel e perguntou se estava disposto a ir para a Scuderia, ao que ele ficou de responder. Mas também se estuda a alternativa de Jules Bianchi, atualmente na Marussia e piloto de desenvolvimento da Ferrari.

Em suma, os rumores voam, mas parece que convergem num ponto: Fernando Alonso parece que se fartou da Ferrari e procura ser competitivo noutro lado. Mas tudo isto poderá acabar tudo na mesma, com Alonso a cumprir o contrato até 2016.

1 comentário:

Ron Groo disse...

Não duvidaria que ele retornasse a um time pertencente a Renault na companhia do Flávio.
Nem um pouco.