domingo, 19 de outubro de 2014

A foto do dia

As 4 Horas do Estoril acabaram agora, mas esta foi a imagem desta tarde no autódromo. O pessoal do Motor O2 mandou este imagem para o Facebook, e posso estar enganado, mas a última vez que vi as bancadas cheias no Autódromo foi no tempo da Formula 1. E pelo que os meus amigos contam, o paddock estava cheio de pessoas procurando por autógrafos aos pilotos. E hoje está um dia de calor, com um tentador convite à praia...

Esta corrida é a primeira vez que o European Le Mans Series (ELMS) veio a paragens portuguesas. Eles voltarão no ano que vêm, como prova de encerramento do campeonato, mas para este ano foi um sucesso total. Cerca de 25 mil pessoas foram ver uma prova de Endurance, na televisão, a RTP2 (com o João Carlos Costa a abrilhantar) e a Motors TV transmitiram a prova na integra. E pelo que me contam, mesmo com os bilhetes a cinco euros para ir ao "paddock", estava um mar de gente do qual muitos já não tinham memória.

Gostava que isto não fosse um "one-off". Não tanto pelo Estoril, mas pela Endurance em geral. Este deu um enorme salto nos últimos anos, após a FIA e o ACO terem apoiado o regresso do Mundial, depois de vinte anos de ausência. E desde 2012 que só têm vindo a crescer, com mais provas, mais equipas e mais construtores. Temos três na LMP1, e ano que vêm vêm aí a Nissan.

Há uns meses, achava que ainda era cedo ver o WEC e a ELMS a serem uma verdadeira alternativa à Formula 1. Mas depois do que ando a ver, a falar com outras pessoas, e a ler os rumores de que a Porsche está a seduzir pilotos de Formula 1 para o seu programa desportivo, depois de Mark Webber, começo a pensar que pela primeira vez em muito tempo, teremos um rival à altura.

E ver o autódromo cheio para uma prova que não a Formula 1, não tem preço. E dá sinal esperança no futuro.

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

se o autódromo está é sinal de que a organização do evento está no caminho certo...

abs...

Paulo Moreira disse...

Eu estive lá e foi bom ver que ainda há muita gente que gosta de automobilismo.
A zona do paddock estava cheia e com pessoas de todas as idades.