domingo, 5 de outubro de 2014

Da farsa à tragédia

Creio que foi Karl Marx que disse algo como "A História quando acontece da primeira vez é uma tragédia. Quando se repete, torna-se numa farsa". Seja quem for que tenha dito tal frase, o que quero dizer era que os meus receios acabaram por se concretizar. Não tanto por causa do mau tempo - pois apesar da bandeira vermelha na terceira volta, a corrida continuou - mas por causa do seu desfecho.

No momento em que escrevo estas linhas, estou de pé desde as seis da manhã, e a tentar saber de novidades sobre o estado de saúde de Jules Bianchi, o piloto da Marussia que na volta 48 perdeu o controle do seu carro e se enfaixou num trator da organização que estava a retirar o Sauber de Adrian Sutil. Este acidente poderá ter causado ferimentos graves no jovem piloto francês de 25 anos, que faz parte do programa de jovens pilotos da Ferrari.

Neste momento, Bianchi está a ser levado de ambulância para o Hospital Universitário de Mie, em vez de ser de helicóptero. Ao contrário que se pode pensar, não é por causa do mau tempo, mas sim têm a ver com "razões médicas". E isso pode ser explicado de forma simples: pressão intercranial. Isso significa que o neto de Mauro Bianchi e sobrinho-neto de Lucien Bianchi poderá ter sofrido lesões graves na cabeça.

As informações são ainda escassas, mas infelizmente, o automobilismo não é como o jornalismo, onde "no news is good news". É exatamente ao contrário. E a minha experiência com exemplos como Henry Surtees ou Dan Wheldon demonstra esse padrão.

Não quero tirar conclusões precipitadas, mas só me apetece dizer que "tudo isto poderia ter sido evitado". Falei ontem acerca do risco de irmos assistir a algo que chamei de "Formula Zero", dizendo que teria sido sensato antecipar a corrida para ontem à tarde ou para a manhã de domingo teria sido melhor, mas parece que a razão para que não tivesse acontecido foi por causa da irredutibilidade da organização nipónica, e nem tanto porque a FIA ou Bernie quis. Segundo conta o Adam Cooper, a FIA até sugeriu por duas vezes o adiantamento, mas recusaram.

Tenho a sensação de que tudo isto poderia ser evitado. E tinha a sensação que esta corrida iria entrar na história da Formula 1 pelos piores motivos. Mas não por isto. Espero não ter outra Imola, não quero outra Imola...

2 comentários:

Ice Man disse...

Eu não pensei em adiamento... mais quando Sutil bateu, estranhei a falta do Safety Car... justamente, porque outro piloto poderia se acidentar no mesmo local!

bet's disse...

Por favor, corrige isso e cita meu 1º guru Marx corretamente: " história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa".
Grazie.