quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Depois do vulcão, o tufão. Haverá GP do Japão?

No passado fim de semana, o Japão lidou inesperadamente com a erupção do vulcão Ontake, um dos mais altos e mais ativos do país. Este vulcão situa-se a 200 quilómetros de Suzuka e as autoridades locais tiveram de lidar com desvios nas rotas aéreas, para que os aviões não tivessem de colidir com as cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão.

Contudo, como se já não bastasse, nos últimos dias, outro fenómeno da natureza apareceu no meio do Oceano Pacifico e poderá alcançar a costa japonesa... no dia da corrida. O tufão Phanfone (sim, eles batizaram-no assim...) passou esta quarta-feira na zona de Guam e está a caminho das Marianas do Norte. A agência meteorológica americana já o classificou de grau 4, o segundo mais alto na escala de um a cinco, e poderá tocar terra na manhã de domingo, não muito longe de Suzuka

Estima-se que os ventos possam soprar entre os 180 e os 190 km/hora, e poderá colocar dúvidas sobre a realização da corrida, caso a trajetória do furacão o coloque na zona do circuito.

Recorde que não é a primeira vez que os tufões fazem a sua aparição no fim de semana do GP do Japão. Há dez anos, o tufão Ma-On fez a sua aparição no sábado, fazendo com que a qualificação fosse adiada para domingo de manhã, horas antes da corrida. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

vamos torcer para que o gp japonês possa ser realizado neste dia 5...

abs...