terça-feira, 7 de outubro de 2014

O comunicado da Marussia acerca de Jules Bianchi

Devidamente traduzido, a partir do segundo parágrafo:

"Este é um momento muito difícil para toda a nossa família, mas as mensagens de apoio e carinho por Jules de todo mundo têm sido uma fonte de grande conforto para nós. Gostaríamos de expressar os nossos sinceros agradecimentos.

Jules permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Geral de Mie, em Yokkaichi. Ele sofreu uma lesão axonal difusa e está em estado crítico, mas estável. Os profissionais médicos do Hospital estão oferecendo o melhor tratamento e cuidados a ele e somos muito gratos por tudo que fizeram por Jules desde o acidente.

Agradecemos também a presença do Dr. Gérard Saillant, presidente da Comissão Médica da FIA, e do Dr. e Professor Alessandro Frati, neurocirurgião da Universidade La Sapienza, que viajou para o Japão, a pedido da Ferrari. 

Eles chegaram hoje ao hospital e se reuniram com a equipa médica responsável pelo tratamento de Jules, com o objetivo de conhecer todo o quadro clínico, para então aconselhar a família. Os dois reconheceram o excelente atendimento prestado pelo hospital e também de agradecem aos colegas japoneses.

O hospital continuará a monitorizar e tratar Jules Bianchi e novos desenvolvimentos serão dados quando forem necessários"

Para decompor o jargão do que é uma "lesão axonal difusa", recorro ao blog do Dr. Gary Hartstein, que hoje explica o que isso significa:

"DIFUSO: ao contrário dos hematomas, que, por definição, ocorrem em um determinado local, utilizando métodos convencionais de imagem, a LAD [lesão axional difusa] não mostra nenhum local específico dos danos. Isto, obviamente, não é uma boa notícia, porque se opõe a sistematização dos sintomas do paciente, torna mais difícil a reabilitação, etc. 

AXONAL: os axônios são a parte do cabo das células nervosas. Eles são cabos isolados, que conduzem os impulsos nervosos mais rápidamente, então eles estão cobertos por uma membrana gordurosa, tornando-a esbranquiçada. Quando muitos grupos de axônios estão em conjunto, obtém matéria branca. Em contraste, os corpos celulares das células nervosas (neurônios) são acinzentados... Então, quando você colocar um monte de corpos de células nervosas juntos, sim, lá está ela, a matéria cinzenta."

Não pretendo pronunciar-se muito mais sobre esta matéria. Sinto que o quadro é muito grave, mas não quero chegar a conclusões precipitadas. Houve - e há - muitos boatos a esse respeito, e o que se precisa agora é ter calma e sangue frio. Uma caça às bruxas neste momento é inapropriado, embora se diga que existem responsabilidades a serem devidas.

1 comentário:

Ron Groo disse...

De acordo... Tentando voltar ao ritmo normal no blog também.
Apenas pensamentos positivos e nada mais de especulações.