sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Rumor do dia: WTCC em Vila Real?

Havia rumores de novos sítios no calendário do Mundial de Turismos no final de semana de Macau, e sabia-se que a Eurosport queria um lugar para Portugal no calendário. Só que com o final do circuito da Boavista, no Porto, por falta de vontade do novo presidente da Câmara, Rui Moreira, parecia que as coisas iriam ficar de fora, porque o WTCC quer um circuito urbano nestas paragens, em vez de Estoril e Portimão.

Pois bem, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting fala nesta sexta-feira no seu sitio oficial que está a falar com a Eurosport e a FIA no sentido de ver a hipótese de outro circuito urbano ser considerado. E esse seria Vila Real. A reunião aconteceu hoje entre o presidente da Câmara e as três partes, acompanhados pelo piloto da Honda, Tiago Monteiro.

No comunicado oficial, a FPAK refere que: "A visita demorada e pormenorizada de todos os aspectos do emblemático Circuito de Vila Real correu conforme o previsto e deixou todos os presentes bastante esclarecidos e satisfeitos com todas as valências daquela pista citadina. A visita de hoje será agora analisada por todos e uma decisão será, certamente, tomada em breve."


Vila Real têm tradição automobilística que remonta a 1935, com corridas que se realizaram até ao inicio dos anos 90. O circuito albergava a malha urbana da cidade, com cerca de oito quilómetros, e o seu auge foi no final dos anos 60, inicio dos anos 70, quando recebeu provas de Endurance (as Seis Horas ou os 500 km de Vila Real) e provas da Formula 3 europeia.

Depois de um grave acidente em 1991, o automobilismo só voltou a Vila Real em 2007, num circuito mais encurtado. Contudo, estas voltaram a ser interrompidas em 2010 devido ao facto de não ter um "paddock" adequado às suas capacidades, tendo regressado este ano, com corridas de Clássicos.

Sem comentários: