segunda-feira, 17 de novembro de 2014

WRC: Rali de Portugal 2015 começa em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou esta tarde que o Rali de Portugal de 2015 irá começar na sua cidade, depois de assinar um acordo de parceria no sentido de acolher o rali, que a partir do ao que vêm, terá o seu centro nevrálgico no norte do pais.

"A edição 2015 do Rally de Portugal vai principiar no Campo de São Mamede, tendo como pano de fundo o Castelo de Guimarães, na tarde do dia 21 de maio, data em que está previsto começar uma das principais provas do Campeonato Mundial de Ralis, com organização do Automóvel Clube de Portugal", começa por dizer o comunicado oficial.

"O Município de Guimarães assinou um acordo de parceria que visa estabelecer os termos necessários à realização do Rally de Portugal 2015 na Região Norte, bem como as respetivas responsabilidades financeiras com vista à apresentação de uma candidatura junto da CCDR-N, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 ON.2 (Eixo Prioritário I – Competitividade, Inovação e Conhecimento – PCI – I/2/2014 – EP), ao abrigo do “Overbooking”, ou seja, verbas que restam do antigo quadro comunitário e que ainda não foram afetadas", continuou.

"Este protocolo visa encontrar uma solução para a ausência de financiamento do Turismo de Portugal, que recentemente anunciou a sua indisponibilidade em apoiar esta competição que, em 2015, será realizada no Norte do país. Os doze Municípios envolvidos uniram esforços para garantir a realização da prova na região nortenha, tendo formalizado, nesse sentido, um Acordo de Parceria, durante uma reunião efetuada na sede do Turismo Porto e Norte de Portugal, entidade que outorga o protocolo com os Municípios", concluiu.

No momento da assinatura do protocolo, o vice-presidente da câmara municipal, Amadeu Portilha, falou sobre as razões pelo qual este protocolo foi assinado: "A realização no Norte de Portugal do Rally de Portugal 2015 é estratégica para a região e para a sua afirmação. A verba que o Turismo de Portugal sempre concedeu a esta prova foi retirada e as Câmaras envolvidas foram chamadas a mais um esforço financeiro suplementar, tendo em conta a grande visibilidade internacional que está associada a este evento. Será mais uma excelente jornada de promoção de Guimarães como cidade capaz de acolher os maiores eventos mundiais", declarou.

Recorde-se que o Rali de Portugal realizará entre os dias 21 e 24 de maio de 2015, e representará o regresso do rali ao norte, 14 anos após a última vez.

Sem comentários: