segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A foto do dia

Michael Schumacher, algures em 2012, ao serviço da Mercedes. Hoje faz precisamente um ano sobre o seu acidente de ski na estância alpina de Meribel, perto da localidade francesa de Grenoble. Todos irão recordar o dia, e vão desejar o melhor para ele, que aparentemente, está em recuperação das lesões muito graves que sofreu na cabeça.

Não quero alongar-me muito sobre este assunto, pois já falei sobre ele ao longo do ano que passou. A unica coisa que quero dizer sobre isso é a enorme proteção que a familia está a fazer a ele, ao ponto de este domingo, o Flávio Gomes ter dito que neste ano que passou, nunca termos visto uma foto dele após o acidente. Num mundo do qual vivemos, como este, é um feito, e têm de se dar os parabéns à familia por o ter blindado a um mundo ávido de imagens dele. 

E ao longo desse ano, esse mundo àvido de imagens parece ter alcançado limites muito baixos. A familia falou dos exemplos dos paparazzi disfarçados de padres para tirar fotos de Schumacher na cama do seu hospital, para além de outras bizarrices que fizeram, só pelo propósito de vender (más) revistas de fofocas. O caso do condutor de ambulância que roubou a ficha médica dele, quando foi transferido para Lausanne, detido e mais tarde encontrado enforcado na sua cela na Suiça, mostra até que ponto esta obsessão pela imagem ou por dados médicos sobre a sua condição, raiou a doideira. E isso fez com que a familia se fechasse ainda mais em copas, protegendo-o de um mundo cada vez mais hostil, sem dando quaisquer informações. E mesmo os que falam sobre o assunto, como por exemplo o ex-piloto Philippe Streiff, são logo desmentidos pela família, afirmando que ele não faz parte do circulo de amizades do piloto.

De qualquer forma, um ano depois, a saga continua, e mesmo que haja sinais de recuperação, qualquer retorno à normalidade que tinha antes do acidente é altamente improvável. Mas os milagres médicos existem. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

A família do Schumi realmente aposta e acredita em sua recuperação...

e o amam de verdade...

continuo na torcida por sua recuperação...

abs...