quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Procura-se: presidente da Formula 1

A história de Paul Walsh no comando da Formula 1 pode ter acabado... ainda antes de começar. A BBC conta hoje que ele decidiu não concorrer ao cargo de "chairman" em substituição de Peter Brebeck-Lemathe, que se vai embora devido a razões de saúde. Aparentemente, Bernie Ecclestone falou com os membros da CVC Capital Partners, que na reunião que tiveram recentemente, não falaram sobre esse assunto.

Com esta confirmação, Bernie conseguiu o que queria, e o seu substituto será uma pessoa de confiança dele, Sacha Woodward-Hill, quando ele se retirar de cena, o que acontecerá quando morrer. Mas os observadores deste processo afirmam que esta decisão só mostra a incapacidade da CVC Capital Partners de tomar decisões em relação à pessoa que lhes deu uma "mina de ouro" do qual recebem lucros fabulosos a cada ano que passa.

Mas como diz hoje o Joe Saward, a decisão desta quarta-feira demonstra que neste mundo da Formula 1, o desejo de mudança esbarra na figura deste anão de 84 anos, e o medo de o enfrentar é o mais forte do que o desejo de mudança de um desporto que é crescentemente opaco na maneira como fere os seus negócios. E já agora, amanhã irá haver uma reunião do Grupo de Estratégia em relação a certos aspectos dos motores, como o seu descongelamento e até certas sugestões de Ecclestone poderão vir a ser debatidas. 

E cada vez mais se pode ver que as pessoas querem ganhar tempo, esperando que a Ceifadora vá buscá-lo, para fazer as mudanças que aparentemente esta Formula 1 muito necessita. Resta saber é, quando tal acontecer, se a Formula 1, mais do que ser salva, se merece ser salva.  

Sem comentários: