sábado, 24 de janeiro de 2015

WRC 2015 - Rali de Monte Carlo (Dia 3)

No final do terceiro dia do Rali de Monte Carlo, Sebastien Ogier poderá estar a caminho da vitória, mas com a concorrência a reagir, poderá ter de estar alerta para evitar possiveis surpresas... ou obstáculos pelo caminho. No final do dia, a diferença entre ele e Jari-Matti Latvala, seu companheiro na Volkswagen, é de 42,8 segundos. E ambos estão longe de Anders Mikkelsen, que está a um minuto e 42 segundos dos outros dois carros da marca de Wolfsburgo.

O dia de hoje começou mal com a anulação da primeira classificativa do dia, a primeira passagem por Pruniéres, devido ao excesso de espectadores, que mal comportados, constituíam um risco para a segurança do rali. Assim sendo, o rali começou apenas na classificativa seguinte, a de Lardier, que tinha... 51,70 quilómetros de extensão. E aí, o melhor foi... Robert Kubica, que continuou a correr atrás do prejuízo. Ogier andou cauteloso e no final, tinha perdido 40 segundos para Latvala. "Limitei-me a pilotar", foi a sua resposta, no final do troço...

Tudo bem, fomos cautelosos a escolher os pneus, e tive muito cuidado em todas as zonas de gelo, já que não tenho de ser eu a atacar”, disse Ogier. Sebastien Löeb, que regressou em "Rally2", fez o terceiro melhor tempo e começou a recuperar o tempo perdido.

No final da manhã, Löeb volta a vencer uma classificativa, que o fez subir até ao nono posto da geral, enquanto que Robert Kubica e Jari-Matti Latvala andaram em toada atacante, contrastando com a postura defensiva de Sebastien Ogier. Isso aconteceu nas classificativas da tarde, acabando o dia na Sisteron, onde Kris Meeke (outro piloto em recuperação) foi o melhor, batendo Robert Kubica em 8,5 segundos (e chegou ao top-ten) e com Ogier em toada defensiva, viu a diferença para Jari-Matti Latvala reduzida para 42,8 segundos. Algo do qual até o próprio Latvala está surpreso: "Não percebo, não temos intenção de o atacar, mas estamos a ganhar tempo à mesma. Este troço é fantástico, tivemos um bom ritmo” disse.

Atrás dos três primeiros, o quarto lugar pertence a Mads Ostberg, que beneficiou da saída de estrada dos Ford de Ott Tanak e do atraso de outro Ford, o de Elfyn Evans, que perdeu imenso tempo e caiu na classificação geral. Ostberg está a dois minutos e 42 segundos, a algum tempo de distância dos dois homens da Hyundai, o espanhol Dani Sordo e o belga Thierry Neuville, que lutam entre si para ser quem é o melhor da armada coreana, enquanto que Evans é o sétimo. Martin Prokop é o oitavo, mas têm a pressão de Sebastien Löeb, que está a tentar recuperar algum do tempo perdido, com Kris Meeke a chegar ao "top ten", mas está a ser pressionado por Robert Kubica, que apesar de ser o 13º, está a menos de minuto e meio...

O Rali de Monte Carlo termina amanhã, com as três últimas classificativas.

Sem comentários: