segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A pintura do dia





Estes desenhos do pintor português Ricardo D'Assis Cordeiro, (podem ver mais no sitio dele) com o Trojan T103, guiado pelo australiano Tim Schenken, fez-me lembrar a história deste chassis desenhado por Ron Tauranac (que no mês passado comemorou o seu 90º aniversário), o mítico desenhista que ajudou a fabricar os chassis da Brabham nos aos 60. Os T dos BT eram as iniciais da dupla Brabham-Tauranac.

Depois de ter vendido a Brabham no final de 1971 a Bernie Ecclestone, Tauranac continuou a fazer projetos de chassis, um deles o Pollytoys, o primeiro projeto independente de chassis para Frank Williams, em 1972. No ano seguinte, uma pequena firma de automóveis, a Trojan, pediu a Tauranac para desenhar um carro para a Formula 5000, que teve algum sucesso nas mãos de pilotos como Jody Scheckter e David Purley.

Com esse sucesso, decidiu-se dar um passo mais ambicioso: a Formula 1. Sem grandes orçamentos, construiu-se o T103, com o seu compatriota Tim Schenken ao volante, mas quase nunca saiam do fundo da grelha. O seu melhor resultado foram dois décimos lugares, em Nivelles e Zeltweg, e ainda ficaram de fora de duas corridas, em Dijon e Zandvoort. No final da temporada europeia, em Monza, a equipa arrumou as malas e não voltou mais.

Quanto a Tauranac, ganhou segunda vida quando decidiu fundar a Ralt, que foi famosa nos anos 70 e 80 ao construir chassis vencedores para a Formula 3, Formula 2 e a Formula 3000. Jan Lammers, por exemplo, venceu o Europeu de Formula 3 em 1978 com um esse chassis. Já em relação à Trojan, é visto hoje em dia em corridas históricas, como este em Portimão, no ano passado, e onde o Ricardo encontrou e pintou.

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