domingo, 15 de fevereiro de 2015

Youtube Racing Simulator: O mito do Lancia Delta no Estoril, por Antti Kalhola


Conhecem a lenda do Henri Toivonen no Autódromo do Estoril? Eu explico. Por alturas do Rali de Portugal de 1986, a equipa de fábrica da Lancia estava por aquelas bandas quando Henri Toivonen decidiu dar umas voltas com o Lancia Delta S4 no circuito, e o conjunto dos tempos deu o equivalente ao sexto tempo da grelha de partida do Grande Prémio, que foi disputado em setembro daquele ano. Não sei se é mito ou realidade, mas sei que os motores dos Grupo B eram verdadeiros monstros, com uma relação peso-potência bem menos do que os carros de Formula 1, quando tinham 1200 cavalos, como eram os Lotus-Renault desse ano.

Pois bem, quase trinta anos depois, outro finlandês foi tentar provar a teoria... em simulador. O Antti Kalhola decidiu ir para o circuito, primeiro com o Lotus 97T, e depois com o Lancia Delta S4, e fez um comparativo entre os dois. Ele - que até nem é mau de todo nestas coisas - experimentou ambos os carros e colocou o resultado no seu canal de Youtube.

Vejam lá e tirem as vossas conclusões. Mas eu digo que um simulador é apenas uma forma de ver as coisas, e não responde a todas as perguntas.

Sem comentários: